ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

No 1º dia da Reme, alunos deixam escola sem uniforme e material escolar

Teve mãe que providenciou o próprio kit para não deixar a filha chegar sem nada na escola

Anahi Zurutuza, Marielly Barros e Idaicy Solano | 08/02/2023 13:19
Pais e alunos deixaram a Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste. Alguns estudantes, com uniforme do ano passado. (Foto:Henrique Kawaminami)
Pais e alunos deixaram a Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste. Alguns estudantes, com uniforme do ano passado. (Foto:Henrique Kawaminami)

Se na Escola Municipal de Tempo Integral Kamé Adania, no Bairro Nascente do Segredo, a volta às aulas teve direito à entrega de kits escolares e uniformes pela prefeita Adriane Lopes (Patriota), a realidade foi diferente em outras unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Alunos das escolas Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste, e Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova, deixaram o primeiro dia letivo de mãos vazias. Acostumados, pais que conversaram com a reportagem disseram que nem esperavam ter o material e uniforme hoje. Só quem ainda tinha as camisetas e bermudas do ano passado estava uniformizado.

Teve mãe que providenciou o próprio kit para não deixar a filha chegar sem nada na escola, como é o caso de Dayane Matos Ramires, de 31 anos. Ela comprou algumas coisas, já sabendo que sua menininha de 5 anos, aluna do 1º ano da Escola Municipal Maria Regina Vasconcelos Galvão, no Parque Novo Século, passaria “aperto” nos primeiros dias de aula se não tivesse o básico. “Achei os preços bem salgadinhos, mas comprei o essencial, para quebrar o galho”.

Professora deu presentinho de boas-vindas para alunos. (Foto: Idaicy Solano)
Professora deu presentinho de boas-vindas para alunos. (Foto: Idaicy Solano)

Jéssica Paes Gomes, 31 anos, mostrou que a filha, Sofia, de 7 anos, só não deixou o colégio de mãos abanando neste primeiro dia porque uma das professoras preparou cartão com chocolate de boas-vindas.

De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), nas 205 unidades da Reme, sendo 99 escolas e 106 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), os 109 mil estudantes receberão kits e uniformes “de forma gradativa”, receberão os kits escolares a partir desta quarta-feira (8), seguindo uma logística de entrega de acordo com as regiões de Campo Grande.

A pasta informou ainda que os uniformes serão distribuídos conforme organização da direção de cada unidade escolar, algumas iniciaram hoje a entrega. Todos os alunos da Reme serão contemplados com os kits escolares e uniformes.

Segurança – A falta de luz em algumas das unidades da Reme também foi problema que marcou a volta às aulas nesta quarta-feira (8). Alunos do Noroeste passaram parte da manhã sem energia porque o conserto só foi terminado no meio do dia letivo.

Enquanto esperavam a saída dos filhos da Escola Nerone Maiolino, mães comentavam sobre o fato de a unidade ter ficado sem luz até ontem (7), após ter a fiação elétrica furtada. Para Thais Meiriãn, 27, mãe de aluno do 4º ano, a situação é retrato da escalada da criminalidade no Vida Nova. Ela confessa que chegou a pensar em mudar o filho de escola, mas só soube do furto quando as aulas já estavam para começar. “Aqui não tem segurança nenhuma, se alguém quiser entrar e levar seu filho, leva”. Para a mãe, o bairro e a escola precisam de reforço policial.

Merenda – Sem as preocupações dos adultos, crianças curtiram o primeiro dia de aulas. Além de rever os amigos, a merenda também foi motivo de elogios. “Eu comi tudo e repeti”, confessou Samuel, de 6 anos, aluno do 1º ano da Escola Ione Catarina. O menino revelou o cardápio desta manhã – arroz, feijão e carne moída.

O filho de Rose Freitas, de 45 anos, também adorou as primeiras atividades. “Foi legal, brincamos de massinha e brinquei com meus colegas”, completou Samuel.

*Matéria alterada às 16h12 para acréscimo de posicionamento

Nos siga no Google Notícias