Prefeitura deve decretar situação de emergência contra a dengue
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), afirmou, nesta quinta-feira, que deve decretar, ainda hoje, situação de emergência no combate à dengue.
“Vamos chamar o Poder Judiciário, o Governo do Estado e o Governo Federal. A decisão tem que ser compartilhada e precisamos agir com maior amplitude. Precisamos de mais força de ação contra a dengue”, explicou.
Bernal diz que o procedimento pode agilizar medidas na administração municipal que a legislação pode impedir. “A situação é muito grave”.
Segundo ele, o número de notificações da doença na Capital aumentou significativamente mesmo “com as ações de limpeza que estamos fazendo”.
Ainda conforme o progressista, a Secretaria Municipal de Saúde está em contato direto com integrantes da Força Aérea e Exército para garantir reforço nas ações de combate. Até a Guarda Municipal será destacada.
Bernal ainda garantiu que pacientes considerados vulneráveis, como gestantes e crianças, receberão atendimento especializado nas unidades de saúde. Além disso, assegurou que o laboratório municipal tem suportado a alta demanda de exames.
Dados divulgados na terça (15) apontam que nos primeiros 14 dias do ano o município teve 5.585 casos de dengue notificados.