ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prevenção está "em dia" e futuras chuvas terão resposta rápida, diz secretário

Campo Grande tem cerca de 86 pontos de alagamentos frequentes, sendo o mais crítico o da avenida Rachid Neder

Por Lucia Morel | 16/10/2024 19:28
Na quarta-feira da semana passada, outdoor caiu na avenida Zahran. (Foto: Henrique Kawaminami)
Na quarta-feira da semana passada, outdoor caiu na avenida Zahran. (Foto: Henrique Kawaminami)

Campo Grande tem cerca de 86 pontos de alagamentos frequentes, sendo o mais crítico o do cruzamento das avenidas Rachid Neder e Ernesto Geisel. Diante disso, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) diz estar com todos os trabalhos preventivos “em dia” para evitar estragos. Mas em caso de chuvas de intensidade como a de quarta-feira (9), que alcançou 46,8 milímetros e ventos de 85,2 Km/h, haverá resposta rápida.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande está preparada para lidar com a previsão de chuvas fortes entre hoje e sexta-feira, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). A cidade possui cerca de 86 pontos de alagamentos frequentes, mas a Sisep afirma que todos os trabalhos preventivos estão em dia. A bacia de contenção construída entre as avenidas Mato Grosso e Hiroshima provou ser eficaz, impedindo o transbordamento do córrego Prosa. A Sisep intensificou as limpezas de rua e desobstrução de bueiros, e as equipes estão em alerta para responder a qualquer evento, como aconteceu na quarta-feira passada, quando a cidade foi atingida por uma chuva torrencial. A população é orientada a ter cuidado durante os períodos de chuva forte, principalmente no trânsito.

Na avaliação do titular da pasta, Marcelo Miglioli, o município está de prontidão para um novo episódio de tempestade na Capital entre hoje e sexta-feira, como previsto e alertado pela Defesa Civil. “Se você olhar na quarta-feira, nós tivemos uma chuva torrencial que foi uma chuva totalmente fora da normalidade, porque se você pegar o volume de água que caiu em pouco tempo, caiu muita água. E nossas equipes estão prontas para novos eventos”, disse.

O secretário destacou que a bacia de contenção construída entre as avenidas Mato Grosso e Hiroshima que “deu conta do recado”, impedindo o transbordamento do córrego Prosa, que passa pelo Parque das Nações Indígenas e chega na avenida Afonso Pena. “Aquela situação que sempre foi uma situação crítica ali no entorno do Shopping Campo Grande foi resolvido”, citou.

Miglioli em entrevista ao Campo Grande News. (Foto: Paulo Francis)
Miglioli em entrevista ao Campo Grande News. (Foto: Paulo Francis)

Sobre os trabalhos preventivos, o titular de obras disse que a concessionária Solurb faz limpeza de bueiros para desobstrução e isso tem sido feito rotineiramente. Desde a última quarta-feira, segundo ele, os trabalhos foram intensificados. “Estamos fazendo as limpezas de rua. Estamos fazendo a parte de manutenção com a Solurb,  que é limpar as bocas de bueiros e desobstruir o nosso sistema de drenagem”, sustentou o secretário.

Por isso, para Miglioli, o mais importante no momento é fazer o trabalho preventivo e ter uma resposta rápida durante e após o evento. “Nós não temos como avaliar o tamanho que vai vir, se vai vir e qual estrago vai ser feito, né? Então vamos fazer tudo que é possível fazer preventivamente, em termos da Defesa Civil que dá o alerta e nós trabalhamos essa limpeza. Essa manutenção é colocarmos as nossas equipes em alerta pra fazer o mesmo que nós fizemos na quarta-feira, quando colocamos as nossas equipes todas na rua”.

O Campo Grande News publicou hoje, matéria que mostra pesquisa que identificou 286 pontos de alagamentos e inundações entre 2018 a 2023 na Capital. Já o levantamento de 86 locais, é do município.

Sobre isso, Miglioli ainda ressaltou que o pior caso é o da Rachid Neder. "Os outros são problemas mais pontuais, por exemplo: em uma rua de terra, você tem um problema de desgaste, ela estraga muito ela, carrega terra para outras ruas, são problemas que não afetam com a magnitude ali da Rachid Neder", ponderou.

Por fim, o secretário pediu para que a população fique atenta durante os momentos de chuva forte, principalmente com o trânsito. “É preciso andar com cuidado, porque você pode ter realmente buracos se abrindo nas pistas. Você pode ter algum solapamento de drenagem”, orientou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também