Setor de radioterapia já está em funcionamento no HU
A radioterapia do Hospital Universitário, em Campo Grande, já está disponível na manhã de hoje, segundo a assessoria de imprensa do hospital. O retorno das atividades previsto para ontem, precisou ser adiado depois que parte do gesso do teto da sala onde será feito o tratamento, caiu.
Os pacientes, como de praxe, serão encaminhados pela Central de Regulação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Técnicos da secretaria farão, ainda hoje, uma visita técnica a radioterapia.
Ainda não houve atendimento no setor e segundo a assessoria, o hospital está aguardando o encaminhamento dos pacientes.
Fechado há cinco anos, o setor ganhará dois médicos radioterapeutas para atender a demanda de pacientes. Durante a semana passada os profissionais da saúde foram treinados para operação do software do equipamento.
A Operação Sangue Frio, responsável por investigar esquema de monopólio no tratamento de pacientes com câncer em Campo Grande, foi determinante para reativação da área radioterápica do HU. Duas semanas após a PF (Polícia Federal) anunciar a operação, a reabertura do setor foi confirmado pela direção do hospital.
Durante a ação foram apreendidos documentos no HU, na ocasião o então diretor da unidade, José Carlos Dorsa Vieira, ficou afastado do cargo por dois meses. A mesma decisão levou ao afastamento, também por igual período, de Alceu Edison Torres. Ele era gestor de contrato com os terceirizados.