ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Trailer fica até esta sexta em Praça com vacinas da gripe e sarampo

Hoje é o último dia para aproveitar a unidade móvel onde 374 pessoas já se vacinaram contra sarampo e gripe

Izabela Sanchez | 19/06/2020 11:01
Trailer fica até esta sexta em Praça com vacinas da gripe e sarampo
Trailer está localizado na Praça Ary Coelho, e hoje é o último dia (Foto: Divulgação/PMCG)

Em meio ao surto de sarampo em Mato Grosso do Sul, a população de Campo Grande só tem até hoje (19) para aproveitar a unidade móvel de vacinação contra a doença, improvisada na Praça Ary Coelho, no centro da cidade. O trailer também disponibiliza a vacina da influenza e as equipes já aplicaram 374 doses da imunização contra as duas doenças.

As doses contra o sarampo são para pessoas de 20 a 49 anos de idade indiscriminadamente, ou seja, mesmo que a pessoa já tenha recebido a primeira dose, ela será vacinada novamente. “A decisão foi tomada para conter o surto de Sarampo que acontece desde 2018 em diversas partes do país”, pontua a Prefeitura.

São apenas cinco casos confirmados no Estado este ano, que já acenderam o alerta vermelho da doença, antes erradicada no Brasil. No ano passado, de acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) foram duas confirmações. Mato Grosso do Sul não registrava casos de sarampo desde 2011. Até o momento, não houve óbitos pela doença no Estado e todas as confirmações são de habitantes de Campo Grande.

Influenza - Para imunizar contra a influenza  é preciso fazer parte dos grupos de risco do H1N1 e H1N3, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Este ano a campanha de vacinação foi antecipada em razão do novo coronavírus e segmentada em períodos diferentes para os diferentes grupos.

A vacina da gripe é para crianças de seis meses até cinco anos de idade; gestantes; trabalhadores da área da saúde; puérperas; adultos de 55 a 59 anos; idosos com mais de 60 anos; indígenas; pessoas com deficiência; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; professores de escolas públicas e privadas; profissionais da segurança e salvamento; caminhoneiros; profissionais do transporte coletivo e pessoas com comorbidades.

A Prefeitura destaca que ao longo da campanha de vacinação da gripe 83,85% do público alvo foi imunizado, um total de 211.804 pessoas, que procuraram as unidades de saúde e as farmácias - em parceria no início da campanha -, para se proteger da gripe.

Já a tríplice viral que imuniza contra o sarampo abrangeu público de 4,4 mil pessoas que buscaram as unidades de saúde. A vacinas estão sempre disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e USFs (Unidades de Saúde da Família) da Capital.

Nos siga no Google Notícias