Velas, hinos e orações: ritos que amenizam a saudade no Santo Amaro
Cemitério deve receber a visita de 110 mil pessoas neste feriado
Num movimento de mãos e dedos, que se afastam e depois se entrelaçam, logo se percebe que o motorista José Carlos de Oliveira, de 49 anos, reza em frente a um túmulo no Cemitério Santo Amaro, no bairro de mesmo nome, em Campo Grande. Aquela era apenas uma de suas paradas na manhã deste sábado (2), Dia de Finados.
O motorista visita os jazigos dos avós, cunhados, pai e sogra no Santo Amaro. Segundo ele, o ritual não fica reservado somente ao feriado que homenageia quem já se foi. A peregrinação é repetida pelo menos uma vez por mês.
“A gente reza para minimizar a tristeza e a saudade. Hoje é um dia de muitas lembranças e aperto no coração pelos que se foram”, relata Oliveira.
Já o dia da dona de casa Ramona Rodrigues, 61, começou cedinho, antes das 6h, quando saiu de casa na Vila Popular. O caminho até a Santo Amaro, onde estão enterrados filho e irmão, durou duas horas e meia.
Ela aproveita a visita para limpar os túmulos e acender velas. Sozinha, Ramona reflete e se lembra de momentos felizes ao lado dos que já partiram.
“O que conforta é saber que eles estão bem melhor que nós. Agora é hora de lembrar como a vida era alegre junto deles, o quanto era divertido estar com eles. Não tinha briga”, conta.
Do lado de dentro, um grupo da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus comanda pequena celebração. Cerca de 40 pessoas se reúnem sob a sombra das árvores e diante de altar improvisado sobre uma mesa articulável.
Do lado de fora, um conjunto de 15 pessoas da Assembléia de Deus de Mato Grosso do Sul entoa hinos de louvor e entrega panfletos que perguntam: “onde passará a eternidade?”.
Estrutura - As ruas no entorno do Cemitério Santo Amaro foram bloqueadas para carros pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a fim de facilitar o acesso à pé.
Equipes da Guarda Municipal fazem a segurança e fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) regulam o serviço dos vendedores ambulantes. Banheiros químicos foram instalados nas proximidades do cemitério.
A próxima missa na capela do Santo Amaro será às 16h, presidida pelo padre Orozimbo de Paula Júnior.
O cemitério fica aberto até 18h. A prefeitura de Campo Grande espera a visita de 110 mil pessoas neste feriado.