Berço do ecoturismo, Bonito completa 73 anos de emancipação
Situado na Serra da Bodoquena, Bonito é o principal município com destino turístico da região
Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, comemora neste sábado (2), 73 anos de emancipação político-administrativa.
Situado na Serra da Bodoquena, Bonito é o principal município com destino turístico da região. Conhecida mundialmente como a Capital do Ecoturismo, a região chama a atenção por suas paisagens naturais, fauna e flora diversificadas e passeios guiados para desbravar a natureza.
A história da Capital do Ecoturismo começou na fazenda Rincão Bonito, propriedade do Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, conhecido como desbravador de Bonito e primeiro escrivão e tabelião do município. A região, que em 1915 se tornou o Distrito de Paz de Bonito pela Lei Estadual nº 693, foi elevada a município em 2 de outubro de 1948, pela Lei Estadual nº 145.
Pontos Turísticos: A Gruta do Lago Azul, cartão postal da cidade, é um dos lugares mais visitados e ponto marcado na agenda dos turistas. Ela é considerada uma das cavernas mais importantes do patrimônio espeleológico nacional e foi tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), garantindo a preservação do local.
Banhado pelas águas cristalinas do Rio Formoso, outra atração popular é o Balneário Municipal. O local oferece um espaço com lanchonetes, quadras de esportes e banho de rio para passar o dia com a família.
Outra opção para quem gosta de estar em contato com a natureza, são os passeios do Rio da Prata, com direito a trilhas e flutuação. Devido a alta concentração de calcário, a água é transparente, o que possibilita que os turistas observem a grande variedade de peixes presentes no rio.
Em entrevista para a Rádio Bonito FM, o prefeito da cidade, Josmail Rodrigues, destacou as ações que estão sendo feitas para comemorar o aniversário do município. Entre elas, melhorias na cidade, como implantação de luz de led e melhorias na ciclovia.