ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Fragilizada, comunidade de escola onde criança morreu recebe acolhimento

Matheus Souza Marques, de 7 anos, morreu depois que temporal derrubou o teto da quadra do local

Por Lucia Morel | 22/09/2023 19:26
Fragilizada, comunidade de escola onde criança morreu recebe acolhimento
Roda de conversa e dinâmicas com professores da escola. (Foto: TJMS)

Professores e alunos da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, em Corumbá, a 419 km de Campo Grande, receberam acolhimento através do Programa Justiça Restaurativa Escolar, uma parceria do Governo do Estado e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em 12 de setembro, o menino Matheus Souza Marques, de 7 anos, morreu depois que temporal derrubou o teto da quadra de esportes do local.

A ação foi coordenada pela Coped (Coordenadoria da Infância e Juventude e à Coordenadoria de Psicologia Educacional) da SED (Secretaria de Estado de Educação), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Em círculos de conversa e com dinâmicas, os primeiros atendidos foram os professores, 45, junto com outros colaboradores. Entre eles, pessoas que auxiliaram as vítimas no dia do temporal e ainda se sentem fragilizados. Conforme o TJMS, “a ação buscou auxiliá-los, pois o círculo de diálogo e de construção de paz tem o potencial de acolhimento, por meio das dinâmicas utilizadas, podendo ser útil também para situações de trauma e tragédia, não apenas para resolução de conflitos”.

Em seguida, alunos da sala onde Matheus estudava, do 2º anos do ensino fundamental, a conversa buscou esclarecer o luto e outros sentimentos, em uma ação mais lúdica. Participaram 25 alunos. A equipe da Justiça Restaurativa Escolar atendeu ainda alguns pais de alunos e ficou à disposição da comunidade escolar.

Os trabalhos foram executados por duas facilitadoras capacitadas pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ, além de duas técnicas da SED.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias