ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Corumbá vai decretar emergência e ajudar a reconstruir casas afetadas

Escolas municipais ficam sem aula até sexta-feira para serem vistoriadas

Izabela Cavalcanti | 13/09/2023 10:12
Árvore cai em cima de casa, no município de Corumbá (Foto: Divulgação)
Árvore cai em cima de casa, no município de Corumbá (Foto: Divulgação)

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), confirmou ao Campo Grande News que vai decretar situação de emergência no município, após os estragos causados pelo vendaval de 96 km/h que atingiu a cidade na tarde de ontem (12).

Além disso, a prefeitura também vai auxiliar as moradias que ficaram destelhadas. “Eu preciso do levantamento para poder fazer a compra de materiais e arrumar o mais rápido possível. O prejuízo quem vai bancar vai ser a prefeitura e o estado. Os engenheiros já estão lá [nas ruas] para ver o que precisa”, pontuou.

De acordo com o superintendente municipal de proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento, até o último levantamento feito, 18 casas tinham sido destelhadas, além do residencial Buriti, que dos 25 blocos, 17 foram atingidos.

Todas as escolas municipais ficarão fechadas até sexta-feira (15) para passar por vistoria. Conforme a prefeitura, ao todo, são 53 unidades escolares, nas regiões rurais e urbanas. Somente na cidade, são 36.

A situação mais crítica ocorreu na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, onde uma criança, de 7 anos, morreu após a cobertura de metal da quadra de esportes cair. Outras quatro ficaram feridas.

Serão três dias sem aula para realizar a manutenção e também por luto oficial pela morte da criança.

“Estamos com uma equipe de engenharia verificando todas as escolas, como ficaram as estruturas. Demos três dias sem aula, um pelo motivo da estrutura e outra por causa do luto da criança. Uma fatalidade que podia acontecer em qualquer outro município, que não está previsto em meteorologia nenhuma. Acabou pegando muita gente de surpresa. A gente pede que Deus conforte os pais e familiares”, destacou o prefeito.

Equipes da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) também vão verificar a situação de cada prédio público que tenha sido atingido.

Marcelo Iunes ainda aguarda o levantamento dos prédios atingidos, além de escolas e postos de saúde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias