Corumbá permanece com alerta de tempestade para quarta-feira
Após devastador temporal, cidade segue com alerta de chuvas intensas e ventos fortes
Após o impacto devastador de um temporal que assolou Corumbá na tarde desta terça-feira (12), a cidade enfrenta mais um dia de alerta meteorológico nesta quarta-feira (13). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) segue com novo alerta de previsão de chuvas intensas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo, persistindo até as 10h da manhã.
O temporal da terça-feira deixou um rastro de destruição pela cidade, incluindo o desabamento da cobertura de uma quadra de uma escola municipal e a trágica perda de um aluno.
Para evitar tragédias em dias de temporais, o Inmet recomenda que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda deve ser evitado, assim como o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Diante dos estragos causados pelo temporal, uma equipe da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul foi enviada ao município para avaliar os danos, fornecer suporte e assistência necessária à população. A Agesul também está mobilizada e pronta para atuar com equipamentos e mão de obra na fase de reconstrução. Empresas terceirizadas que prestam serviços ao governo estadual e operam na região foram acionadas pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) para colaborar de acordo com o plano de trabalho da prefeitura.
Devido aos prejuízos causados em prédios públicos e privados, todas as aulas das unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) foram suspensas até sexta-feira (15), como medida de precaução.
A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), meteorologista Valesca Fernandes, relatou que na terça-feira foram registrados ventos de até 90 km/h em Corumbá e um acumulado de 13mm de chuva. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos como baixos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.