Operação da Polícia Civil e Enersul combate furto de energia em Corumbá
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Corumbá e a Enersul, empresa de fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, foi deflagrada nesta quinta-feira (21) para combater o furto de energia no município.
De acordo com o site Diário Online, acompanhados de policiais, técnicos da empresa vistoriaram imóveis suspeitos em vários pontos, envolvendo desde a área central até os bairros.
Segundo o delegado titular do 1º Distrito Policial de Corumbá, Gustavo Bueno, a relação de imóveis suspeitos inclui 60 prédios. Até a tarde desta quinta-feira, 20 pessoas foram levadas para a delegacia onde foram ouvidas. Cinco delas foram autuadas em flagrante, porém pagaram fiança e responderão processo em liberdade.
Conforme levantamento repassado pela autoridade policial, por ano, Corumbá registra prejuízos de 14 milhões de reais com o furto de energia. Com esse montante, o Estado deixa de arrecadar R$ 5 milhões em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
E os prejuízos não param por aí. De acordo com o delegado Gustavo, "os gatos" geram, para o cidadão comum, uma taxação maior na conta e, para os comerciantes, a concorrência desleal.
O delegado também destacou que a operação, tem o intuito de orientar as pessoas sobre a gravidade de um ato que, é visto por alguns, como uma situação corriqueira. (Com informações do site Diário Online)