Os sintomas mais frequentes da covid-19 em crianças
As crianças brasileiras são o único grupo etário que vem cumprindo a determinação do isolamento. Não há escolas funcionando. Seis meses depois do início da pandemia, seguem preocupando especialistas no mundo. Os raros estudos existentes mostram que as crianças não são super contagiadores, mas padecem menos da enfermidade.
Tosse e febre, os sintomas mais frequentes.
No mundo todo foram realizados pouquíssimos testes visando detectar a covid-19 em crianças. Mas a ciência já sabe que os sintomas dessa infecção nos menores são leves. O único estudo massivo foi realizado pela Universidade do Texas, analisando 7.780 pacientes infantis. Os investigadores comprovaram que 59% das crianças infectadas padeceram com febre e 56% com tosse. Também afirmam: "ainda que estamos escutando sobre formas graves [da covid] em crianças, isso ocorre em circunstâncias muito raras".
Outros sintomas em crianças.
Diferente dos sintomas incomuns em adultos, as crianças infectadas podem apresentar dor abdominal aguda, diarreia e vômitos. Também podem incluir conjuntivite, erupções na pele e mãos e pés inchados. A miocardite - inflamação do músculo cardíaco - também pode surgir. É importante o acompanhamento e avaliação constante de problemas cardíacos.