Tudo junto e misturado: método descomplica a horta em casa
Depois de observar o comportamento das plantas, apliquei o método que imita a natureza no cultivo da horta
Quando a gente fala em horta em casa, logo vem à cabeça aquela trabalheira diária com as plantas. Tudo separado, com cada hortaliça em um canteiro e a manutenção diária para que os “matinhos” invasores não tomem conta dos canteiros.
Realmente, ter uma horta assim, com esse formato dá bastante trabalho. Mas quando a gente pensa na floresta, na natureza, logo vem à cabeça muitas espécies convivendo em um mesmo espaço. E é assim o método “tudo junto e misturado”, onde conceitos da agrofloresta são aplicados na horta, tanto no chão quanto no vaso.
A manutenção é feita basicamente com podas que se transformam em colheitas abundantes. E aí entra uma grande vantagem: uma horta com muita variedade em pouco espaço. Ervas medicinais, hortaliças, plantas alimentícias não convencionais, legumes e verduras convivendo no mesmo espaço e trazendo muita saúde para o nosso prato.
(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.