Sem água gelada e ventilação, equipe do HRMS diz trabalhar em “sauna”
Funcionários têm levado ventiladores de casa para amenizar o calor
Com ar-condicionado estragado desde o começo do ano, funcionária do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) diz que a sala onde ficam prontuários dos pacientes se transformou em uma “sauna”. Para piorar, o bebedouro do 7° andar também parou de gelar e agora só serve água morna. Funcionários chegaram a passar mal nesta manhã, garantem.
Cansada de passar calor, uma das funcionárias entrou em contato com o Campo Grande News na manhã desta quinta-feira (25). Temendo sofrer alguma represália, pediu para que não fosse identificada. Para a reportagem foi contado que a situação já foi relatada várias vezes à ouvidoria do hospital. Tentando solucionar o problema, até os médicos já realizaram um comunicado interno.
“Quando a gente chega, a gente usa a sala para olhar o prontuário dos pacientes e depois no decorrer do período de plantão. A gente às vezes vai na sala conversar com os alunos. A gente precisa usar a sala para acertar o sistema, a gente precisa usar a sala para evoluir os atendimento”, explicou.
Na sala há seis computadores, que são utilizados por meio de revezamento entre os cerca de 20 funcionários que trabalham neste andar. Tentando amenizar o “calorão”, alguns enfermeiros se juntaram e compraram um ventilador que fica no corredor central. Outros levam de casa os seus ventiladores todos os dias.
Ainda foi relatado que nesta manhã alguns funcionários passaram mal por conta do calor. Buscando algum refrigério, recorreram aos equipamentos levados pelos colegas de serviço.
Apesar de estar ligando, o ar-condicionado que há na sala não refrigera. Técnicos da manutenção do hospital já foram até a sala e disseram que o equipamento precisa ser trocado. Sem funcionar, algumas pombas aproveitaram para fazer ninhos no ar-condicionado.
A situação está muito complicada porque a gente fica ali sem ter para onde correr, porque a sala não tem janela, não tem ventilador, sem ar-condicionado acaba ficando como se fosse uma sauna. [...] O que a gente precisa ou o conserto do ar-condicionado que tem na sala ou que seja instalado um ventilador nessa sala, porque essa sala é uma sala fechada que não tem janela e a gente fica cozinhando ali dentro enquanto a gente tá usando a sala”, disse.
Antes mesmo da onda de calor vivida nos últimos dias, a situação já era incômoda para os funcionários. Porém, é relatado que atualmente já no início da manhã, por volta das 6h, a sala já se encontra muito quente.
“Para piorar essa situação toda, a gente fica em um setor que a sala que a gente usa não tem ar-condicionado, não tem ventilador, não tem janela e a gente ainda não tem água gelada, a gente tem outros andares. Então temos que sair do andar, ir em outro andar para buscar água. No nosso bebedouro sai água natural, mas com esse calor não tem água natural. Sai tudo morna, né?”, disse.
Por meio de nota, o HRMS informou que está em tramitação o processo para aquisição de um novo equipamento de ar condicionado que irá substituir o equipamento que está com defeito.
"É importante destacar que todas as aquisições realizadas pelo hospital seguem os trâmites legais necessários, por meio de processo licitatório em conformidade com as diretrizes aplicáveis a entes públicos. Nos últimos doze meses, o hospital já instalou mais de 50 equipamentos de ar-condicionado em diferentes áreas da instituição", diz trecho da nota.
Ainda foi dito que o hospital está ciente dos defeito do bebedouro e uma ordem de serviço já foi emitida. Também foi afirmado que os procedimentos necessários para os reparos já estão em andamento.
"Por fim, o hospital não recebeu relatos de funcionários que tenham passado mal devido a falhas nos equipamentos mencionados. No entanto, a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores são prioridades, e a instituição está atenta a qualquer situação que possa afetar o ambiente de trabalho", encerra a nota.
(*) Matéria alterada às 17h58 para acréscimo de resposta.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.