Vendas no varejo voltam a cair, mas acumulam alta nos últimos 12 meses
Mato Grosso do Sul apresentou a 5ª variação mais negativa entre as Unidades da Federação
As vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul continuaram em queda no mês de janeiro deste ano. No entanto, segundo a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) divulgada nesta quinta-feira (10) no acumulado dos últimos 12 meses o volume segue em alta com 5,6%.
Conforme divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na passagem de novembro para dezembro de 2021 a queda foi de 0,6 pontos percentuais, subindo para o recuo de 0,8% em janeiro deste ano. Com isso, o Estado apresentou a 5ª variação negativa entre as Unidades da Federação.
No acumulado anual, com base no mesmo período do ano anterior, as vendas no varejo subiram 0,4% mesma alta registrada na série sem ajuste sazonal, frente a janeiro de 2021. Segunda taxa positiva consecutiva.
Já no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas caiu 1,1% se comparado a dezembro e também avançou 5,6% em relação a janeiro de 2021 e acumulando assim alta de 11,8% nos últimos 12 meses.
A nível nacional, o volume de vendas do comércio no país cresceu 0,8% em janeiro deste ano, comparado a dezembro de 2021 e nos últimos doze meses acumula alta de 1,3%.