ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Gabarito do Enem será divulgado até 20 de novembro e resultado sai em janeiro

Resultado final, que define o desempenho individual dos candidatos, será divulgado em 13 de janeiro

Por Jhefferson Gamarra | 10/11/2024 15:44
Gabarito do Enem será divulgado até 20 de novembro e resultado sai em janeiro
Cadernos de provas do Enem 2024 (Foto: Divulgação/Inep)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou que o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 estará disponível até o dia 20 de novembro. Já o resultado final, que define o desempenho individual dos candidatos, será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

Nesta edição, o Enem contou com a inscrição de mais de 4,3 milhões de candidatos e foi realizado em duas etapas. No primeiro domingo, dia 3 de novembro, os estudantes responderam a 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de redigir uma redação. No segundo domingo, 10 de novembro, foram aplicadas as provas de matemática, física, química e biologia.

Com mais de duas décadas de existência, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados do exame são utilizados por instituições públicas e privadas como critério único ou complementar para seleção de estudantes em programas de acesso ao ensino superior. Iniciativas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos) são algumas das principais vias que utilizam o Enem para promover o ingresso nas universidades brasileiras.

Além disso, o exame é critério de acesso a programas governamentais de financiamento e auxílio estudantil, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O alcance do Enem se estende internacionalmente, sendo aceito em instituições de ensino superior de Portugal, que mantêm convênios com o Inep. Esses acordos facilitam o uso das notas do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros em universidades portuguesas.

Nos siga no Google Notícias