Filme sobre trem fantasma de Ladário será exibido dia 3 em Campo Grande
Até o dia 27 o Circuito Nacional de Exibição do Revelando Brasis percorre o Brasil e nesta semana dá uma paradinha por aqui para apresentar o filme “O Trem Fantasma e a Viola de Cocho”, dirigido pelo morador de Ladário, Sebastião de Souza Brandão.
A sessão em Campo Grande será no dia 3 de novembro, às 18 horas, no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS
A história do Trem Fantasma, que aparecia na região do Porto Esperança, em Ladário, sempre despertou muita curiosidade. Mesmo pensando ser folclore, Sebastião resolveu inscrever a história no projeto Revelando Brasis.
Aos 71 anos, ele conta que o Trem Fantasma não aparecia todos os dias e nem para todo mundo. Só quem morou na região ou trabalhava na estação costumava ouvir o som da locomotiva e ver as luzes dos faróis.
Hoje ele trabalha na criação de viola de coxo, outra paixão que entrou no filme de 15 minutos.
De 951 histórias inscritas, a do Sebastião e de outras 19 pequenas cidades brasileiras, com até 20 mil habitantes, foram selecionadas para se transformarem em filmes. A do trem fantasma de Ladário é a única do Centro-Oeste que virou um curta. O projeto foi criado para incentivar o audiovisual em locais sem essa cultura, a partir de ideias de pessoas que nunca tiveram contato com a direção.
O ferroviário foi ao Rio de Janeiro para participar de um curso de Cinema na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde teve duas semanas de aprendizado. E depois voltou ao Estado para filmar.
A sessão do dia 3 será gratuita.