ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Após 6 anos de coleta de histórias, ferroviários ganham espetáculo virtual

Paula Maciulevicius Brasil | 23/04/2021 16:36
Video mapping vai contar história dos ferroviários que trouxeram desenvolvimento pelos trilhos da Noroeste Brasil. (Foto: Uári de Arruda)
Video mapping vai contar história dos ferroviários que trouxeram desenvolvimento pelos trilhos da Noroeste Brasil. (Foto: Uári de Arruda)

“Miragens do Asfalto” é o espetáculo que vai levar para o mundo virtual as histórias dos trabalhadores da Ferrovia Noroeste Brasil. Com apresentação do grupo Teatro Imaginário Maracangalha, foram seis anos de pesquisa para levar os relatos da comunidade de trabalhadores da antiga ferrovia a todos os sul-mato-grossenses.

Por conta da pandemia, a apresentação se restringe ao virtual, e hoje será a última sessão, às 20h (horário de Mato Grosso do Sul), no canal do Youtube do Maracangalha.

Foram seis anos de coleta de dados e montagem da peça. “A gente sabe que os trabalhadores da Ferrovia construíram direta e indiretamente a cidade e sabemos também da importância que foi, em questão de potência econômica, a Ferrovia Noroeste do Brasil, por isso poder da voz a memória dessas pessoas que transformaram a cidade é o grande chamariz desse projeto”, pontua o diretor do Maracangalha, Fernado Cruz.

Exibição será on-line, mas espetáculo ainda deve ganhar versão "original", de rua, quando pandemia passar. (Foto: Uári de Arruda)
Exibição será on-line, mas espetáculo ainda deve ganhar versão "original", de rua, quando pandemia passar. (Foto: Uári de Arruda)

As cenas curtas e performáticas apresentadas hoje fazem parte do processo de pesquisa para construção de um espetáculo de rua a ser criado futuramente. O vídeo-arte documental apresenta as narrativas cotidianas de vida dos trabalhadores ferroviários da década de 70 até os dias atuais, abrangendo as relações de trabalho e a transformação de seu território diante a privatização, especulação imobiliária e desmonte do patrimônio material e imaterial daquela região.

Diante da pandemia, o grupo sentiu necessidade de trabalhar a arte contemporânea de forma mais colaborativa, ou seja, contar a história da cidade usando tecnologia e experimentando outras linguagens, e é aí que entra o vídeo mapping, intervenção urbana que tem como parceiro o grupo de pesquisa em processos digitais de projeto e intervenções urbanas, vinculado ao curso de arquitetura e urbanismo da UFMS, Algo+Ritmo.

Fernando Cruz ressalta ainda que, além dar visibilidade à memória dos trabalhadores da ferrovia, o projeto contribui para fomentar o teatro de rua como modo de preservação e valorização do patrimônio histórico nacional unindo arte e tecnologia ampliando a reflexão sobre a cidade em que vivemos e queremos.

“E graças à política pública a gente ainda pode fazer uma arte crítica e criativa para abordar isso, trazendo uma reflexão para criar esperanças, entendendo como foi o passado, como é o presente e imaginando como podemos transformar o futuro. Esse trabalho é muito importante porque damos um salto, usando tecnologia, imagens projetadas, maior alcance maior impacto, para poder provocar reflexão em quem for assistir”, resume o diretor.

O espetáculo ‘As Miragens do Asfalto’ será exibido hoje, às 20h, no canal do Youtube e Facebook do grupo Imaginário Maracangalha.

Nos siga no Google Notícias