ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Lado Rural

Agricultor percorre 300 km para conhecer cultivo agroecológico de morangos

Produtor conhece variedade da fruta e tirou dúvidas sobre pragas, irrigação e nutrição mineral

José Roberto dos Santos | 22/08/2023 14:35
Morangos cultivados em estufas e de forma agroecológica em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Agraer)
Morangos cultivados em estufas e de forma agroecológica em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Agraer)

O agricultor Silvio Coelho percorreu 300 quilômetros, partindo da cidade de Miranda, para conhecer dois casos de sucesso na fruticultura na cidade de Ribas do Rio Pardo (MS), na última semana. Silvio foi recebido por Delmir Seifer para conhecer o plantio agroecológico de morangos e depois foi até a propriedade de Sergio Luiz conferir como funciona a produção de citros em um pomar de limão taiti.

A troca de experiências foi organizada pelo escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Miranda, onde mora o produtor, juntamente com a unidade regional do órgão em Anastácio.

“O agricultor familiar nos fez esse pedido e nós atendemos. Até o presente momento, ele é apenas olericultor. Cultiva alface, rúcula e agrião em sistema de hidroponia e também planta cheiro-verde, cebolinha, melão e melancia no campo. Ele tem esse desejo e um sonho de apostar nos morangos, mas nunca tinha visitado uma propriedade que o cultivasse. Nós, enquanto extensionistas, pudemos proporcionar a ele esta oportunidade”, afirma a engenheira agrônoma Lidiane Vieira da Silva, de Miranda.

Segundo ela, o agricultor familiar teve a oportunidade de ver quais as melhores variedades dentre as três que são plantadas por Delmir, além de tirar dúvidas sobre pragas, doenças, estrutura necessária, irrigação e nutrição mineral.

“Isso facilitou muito, porque até então ele só tinha ouvido falar, lido sobre o assunto em reportagens, mas nunca tinha vivenciado isso. Então como extensionista, me sinto muito orgulhosa de poder permitir isso ao pequeno produtor”, completa a engenheira agrônoma.

Ela acompanhou Silvio juntamente com a coordenadora regional da Agraer em Anastácio, Vera Lúcia Golze; e o engenheiro agrônomo Ubirajara Coelho Neto, do setor de fruticultura da GDA (Gerência de Desenvolvimento Agrário) da autarquia.

* Com informações da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)

Nos siga no Google Notícias