ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 19º

EpiMania

Geração fraca? Psiquiatra fala se "epidemia" de transtornos é fato ou exagero

TDAH, burnout, ansiedade, médica psiquiatra Camila Sales explicou o que é cada doença

Por Lucas Mamédio | 08/08/2024 14:52
Camila Sales, Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli durante gravação de EpiMania (Foto: Thiago Mendes)
Camila Sales, Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli durante gravação de EpiMania (Foto: Thiago Mendes)

O terceiro episódio do podcast EpiMania, do Campo Grande News, fala sobre transtornos psicológicos mais comuns diagnosticados atualmente nos consultórios.

Não é raro ouvir relatos de pessoas que suspeitam ou que realmente tenham Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o famoso TDAH. Outro transtorno muito falado no mundo de hoje é o ‘burnout’, um estado de exaustão caracterizado pelo desencanto com o emprego e uma sensação de ineficiência.

Isso sem falar em doenças mais comuns ligadas à saúde mental, como a própria depressão e ansiedade, que podem andar juntas com essas já listadas.

E quem conversou com os anfitriões do EpiMania, Gabi Cenciarelli e Lucas Mamédio, foi a médica psiquiatra Camila Sales, fundadora de um instituto em Campo Grande especializado em saúde mental.

Um dos pontos levantados no podcast foi se a sociedade, atualmente, está mais doente ou se a medicina evoluiu a ponto de diagnosticar melhor essas doenças.

“Um pouco das duas coisas, porque a gente tem diagnosticado transtornos diferentes, uma identificação melhor, mas alguns transtornos então mais evidentes por conta da forma com que a gente lida com a nossa vida atualmente”, disse Camila.

Outro debate importante em torno do tema saúde mental é o fato de muitas pessoas descredibilizarem o paciente acometido pelo transtorno, como se houvesse exagero ou até que a pessoa não fosse forte o suficiente.

Para Camila, é difícil chegar a uma conclusão neste assunto. “Cada um tem uma experiência pessoal, não posso transportar as minha visão pro outro. O que importa é o sofrimento, e ele é real”.

Assista na íntegra ao 3ª episódio do podcast EpiMania abaixo:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias