ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Em tom de despedida, Reinaldo fala em vigorosa retomada econômica de MS

Governador apresentou mensagem à Assembleia Legislativa na abertura do novo ano parlamentar

Adriel Mattos e Gabriela Couto | 02/02/2022 10:05
Reinaldo discursou na tribuna da Casa de Leis. (Fotos: Henrique Kawaminami)
Reinaldo discursou na tribuna da Casa de Leis. (Fotos: Henrique Kawaminami)

Em discurso na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2), o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), confirmou que o Estado investirá mais de R$ 1 bilhão para a retomada econômica, visando o fim da pandemia de covid-19. Ele aproveitou para lembrar realizações de sua gestão nos últimos anos. Os investimentos vêm sendo feitos desde agosto do ano passado.

Um vídeo com a prestação de contas foi apresentado aos deputados estaduais, e o tucano, em seguida, iniciou o discurso lembrando que esta é a última vez que apresenta a mensagem de abertura do ano legislativo, já que é o último ano de seu segundo mandato.

“Não poderia deixar de expressar aqui o quanto me sinto honrado pelo privilégio de ser governador da terra em que nasci, cresci, constituí família e construí uma vida inteira de trabalho e serviço à nossa população”, comentou.

Reinaldo citou os desafios para consolidar a saúde das contas públicas ao longo dos dois mandatos.

“Não sucumbimos diante de diferentes crises nacionais e a uma grave pandemia. Mantivemos nosso Estado de pé, funcionando e agindo para proteger a população. Com as contas saneadas, alcançamos nova posição em solidez fiscal. Nesse tempo, crescemos sempre acima da média nacional, nos tornando o sexto estado mais competitivo do Brasil”, rememorou.

Ele prosseguiu lembrando do esforço conjunto com as prefeituras na vacinação contra covid, que chegou a levar o Estado à liderança na campanha.

“Com um pacote de mais de R$ 1 bilhão de reais em investimentos, estamos ajudando a recuperação dos segmentos mais impactados pela pandemia e apoiando às famílias mais vulneráveis, com o Mais Social e o Energia Social: Conta de Luz Zero, entre tantas outras medidas compensatórias”, afirmou o governador.

A regionalização da saúde é uma nova realidade, que está permitindo ao Estado realizar procedimentos complexos em todas as nossas regiões. Vamos dar um salto fundamental na educação pública, com uma nova rede de escolas em tempo integral, onde a qualidade vai fazer toda diferença. E o bom trabalho realizado pela segurança vem reduzindo os indicadores de criminalidade violenta em todo o nosso Estado. Somos hoje, o 4º estado mais seguro do Brasil.

Sessão foi mista, com deputados participando de forma remota.
Sessão foi mista, com deputados participando de forma remota.

Reinaldo finalizou agradecendo o apoio dos parlamentares para projetos de sua gestão. “Destaco a parceria permanente que fizemos nesses anos em defesa das causas do Estado, mesmo quando foi necessário tomar medidas amargas para garantir a sustentabilidade da máquina pública estadual”, concluiu.

Solenidade – Mais cedo, o governador passou em revista à tropa formada pela Polícia Militar. Na sequência, ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mato Grosso do Sul e Campo Grande. Além dos deputados e servidores, participam representantes de vários Poderes e instituições.

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), disse que a meta é manter a produtividade de 2021. A Casa de Leis encerrou o ano batendo recorde na aprovação de projetos.

“Vamos continuar produzindo. No final do ano, batemos recorde. Foram 57 projetos [aprovados], limpamos a pauta por completo. Estamos entregando o que a população nos pede. Temos cumprido nosso papel e não vamos deixar a peteca cair”.

Corrêa lembrou que o Palácio Guaicurus segue com circulação restrita. Apenas servidores e parlamentares podem entrar na Casa, ainda por conta da pandemia de covid-19. “Continuamos com as sessões mistas, presencialmente algumas pessoas e online outras”, frisou.

Apesar de ser ano eleitoral, nada muda na Assembleia. “Vamos tocar normalmente, com sessões mistas, com a Assembleia fechada para o público, para preservar vidas”, finalizou o presidente.

Nos siga no Google Notícias