ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 27º

Política

Frente parlamentar promete leis para desenvolvimento sustentável no Pantanal

Lançada nesta quarta-feira, frente tem deputados preocupados com ameaças à maior planície inundável do mundo

Caroline Maldonado | 02/08/2023 12:57
Titular da Sudeco, Rose Modesto, acompanhou lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal na Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Titular da Sudeco, Rose Modesto, acompanhou lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal na Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Foi lançada, na manhã desta quarta-feira (2), a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Maior planície inundável do mundo, o bioma que abrange Mato Grosso do Sul será o foco da frente presidida pela deputada federal Camila Jara (PT). Ela conseguiu 199 assinaturas para abrir a frente.

Os deputados querem coletar dados e debater propostas de políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma, ameaçado por diversos fatores. Em mais de 250 mil quilômetros quadrados de extensão, o Pantanal tem cerca de 212 espécies de mamíferos, 269 de peixes, 98 de répteis, 650 de aves e 1.800 de plantas.

Oito rios formam a bacia hidrográfica do Alto Paraguai e são fundamentais para a locomoção, atividade econômica e sobrevivência das comunidades indígenas e ribeirinhas da região.

Camila acredita que o avanço das atividades agropecuárias, que contam com forte ação humana para abrir novas áreas de plantio e de pastagens, tem causado desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.

“Apesar da importância do Pantanal e das constantes ameaças, as iniciativas para protegê-lo são escassas e geralmente coordenadas por iniciativas privadas ou do terceiro setor, que possuem poucos recursos. Além disso, a ausência de uma lei específica para o Pantanal vem causando conflitos entre normas estaduais e a judicialização de diversos temas, abrindo brechas para que os oportunistas interpretem a legislação existente como melhor lhes convém”, disse a deputada federal Camila Jara.

Composição - O vice-presidente da Frente é o deputado Dagoberto Nogueira (PSDB). Também integra o grupo o deputado Vander Loubert (PT), que será o coordenador de articulação política.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias