ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Justiça vê irregularidades nas pesquisas que apontam vantagem para Contar

O desembargador Vladimir da Silva e juiz José Eduardo Cury mandaram suspender a divulgação dos levantamentos

Anahi Zurutuza | 19/10/2022 13:41
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), de onde saem as decisões. (Foto: TRE-MS/Divulgação)
Sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), de onde saem as decisões. (Foto: TRE-MS/Divulgação)

A Justiça Eleitoral mandou suspender a divulgação de duas pesquisas eleitorais, dos institutos Serpes e Real Time Big Data, por encontrar irregularidades nos levantamentos. Ambas mostram o candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB), à frente de Eduardo Riedel (PSDB). As decisões, do desembargador Vladimir Abreu da Silva e juiz José Eduardo Chemin Cury, são do fim da manhã desta quarta-feira (19).

Conforme denúncia da Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (PSDB, Cidadania, Republicanos, PP, PSDB, PL e PDT), a pesquisa do Serpes foi registrada no dia 11 de outubro, realizada entre 12 e 16, e divulgada em ao menos cinco veículos de comunicação no dia 17. Mas, no registro não foram incluídas informações sobre o número de eleitores que responderam aos questionários em cada local (setor censitário) e nem quanto ao gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados.

Da mesma maneira, de acordo com denúncia da coligação, a pesquisa Real Time, não entregou documentos comprovando quantas entrevistas fez, em cada local pesquisado.

Por isso, apesar de amplamente divulgadas, as duas consultas estão impugnadas e a continuidade da divulgação implicará em multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento para o Serpes e R$ 10 mil para o Real Time.

Nos siga no Google Notícias