ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 24º

Política

Liminar cai e Rose assume diretório estadual do União Brasil

Com desistência de autor do processo, Tribunal de Justiça decide por maioria derrubar liminar vigente

Gabriela Couto | 18/07/2023 17:44
Presidente do União Brasil por força de liminar, Rhiad Abdulahad recebeu presente para o filho da agora presidente do partido, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, na última semana. (Foto: Instagram)
Presidente do União Brasil por força de liminar, Rhiad Abdulahad recebeu presente para o filho da agora presidente do partido, a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, na última semana. (Foto: Instagram)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu nesta terça-feira (18) que a presidente do União Brasil no Estado é a superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto.

O placar de 2x1 teve votos favoráveis dos desembargadores Marcelo Raslan e João Maria Lós para que o recurso interposto fosse julgado prejudicado por perda de objeto. O ex-tesoureiro do partido Anderson Pereira do Cargo, que era autor da ação, desistiu do processo após decisão do diretório nacional.

Isso significa que a liminar que mantinha Rhiad Abdulahad no comando da legenda caiu e a chapa de Rose deverá assumir nos próximos dias. O mandato será até 2026.

“O recurso de agravo de instrumento interposto pelo Diretório Estadual do Partido União Brasil foi julgado prejudicado, por maioria, pela perda de seu objeto. Isso quer dizer, na prática, que perdeu eficácia a liminar conferida neste recurso, que possibilitou o ingresso de Rhiad Abdulahad no cargo de presidente da agremiação partidária em MS”, explica a advogada de Anderson, Silmara Amarilla.

Desta forma, a eleição partidária realizada no dia 4 de abril de 2023 está invalidada, como o próprio diretório nacional já havia reconhecido e anulado anteriormente.

“Diante disso, e considerando que existe uma segunda eleição para o Diretório Estadual, de 29 de abril, na qual se sagrou vencedora Rose Modesto, caberá à Executiva Nacional convalidar esse resultado e encaminhar seu registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral de MS”, acrescentou Silmara.

Procurado pela reportagem, Rhiad afirmou que já conversou com Rose e ambos decidiram construir o partido juntos. A legenda vai reunir os grupos internos para já articular e organizar os próximos passos nos diretórios do interior, visando as chapas das eleições de 2024.

Entenda - A disputa entre os dois (Rhiad e Rose) pela presidência do União Brasil tem como pano de fundo o grupo liderado pela senadora Soraya Thronicke, que deixou a legenda no dia 28 de junho deste ano para entrar no Podemos.

Rhiad fazia parte do grupo da senadora, que até então era a presidente estadual da sigla. A articulação de Thronicke para mudar o comando da legenda com uma eleição interna relâmpago, no entanto, acabou sendo judicializada pelo ex-tesoureiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias