Vereadores fazem mutirão para conscientizar população contra a dengue
Pelo menos 19 vereadores de Campo Grande percorrem nesta manhã o bairro Noroeste em mutirão para conscientizar a população sobre a importância de manter o quintal das residências limpos no combate à dengue.
Com mais de 9 mil casos, a doença provocou uma epidemia na Capital neste início de ano, o que motivou decreto de emergência pela Prefeitura.
Os parlamentares abordam moradores casa por casa. Além do diálogo, entregam panfletos informativos com orientações no combate à dengue.
O mutirão conta com um caminhão, viabilizado por meio de parceria com o Sindpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul), para recolher o lixo.
Segundo o vereador Eduardo Romero (PTdoB), uma das principais intenções da ação é mudar o comportamento. Ele destacou que orientou moradores a evitar deixar acumulado o lixo em frente das casas e que é preciso se atentar ao cronograma de limpeza nos bairros.
“Isso tem que ser muito bem explicado. Não adianta colocar o lixo fora da casa e deixar”, afirmou.
Para o vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), a questão de combate à dengue tem aspecto cultural. Conforme o peemedebista, as pessoas têm informação, sabem o que precisa ser feito, no entanto, não “colocam em prática”.
“Dentro de casa é a pessoa que sabe onde está a sujeira. Ela faz muito melhor do que dez agentes (de saúde)”, destacou.
Observando a atuação dos parlamentares nas ruas do bairro, a aposentada Maria Corrêa da Silva, de 63 anos, elogiou. “A pessoa tem que ter limpeza na casa. Sou fraquinha, mas meu quintal é limpinho. A limpeza conserva muita coisa; até a vida”.
O presidente do Legislativo, Mário César (PMDB), comentou que as próximas ações a serem executadas pelos vereadores ainda abordarão a dengue e devem percorrer bairros populosos de Campo Grande. Segundo ele, os locais ainda serão definidos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).