MS tem dobro de mortes por acidentes com rede elétrica; veja dicas de segurança
Regras também valem para prestadores de serviços de pintura e instalações de antenas de TV
Neste ano, até este mês de abril, duas pessoas morreram e quatro acidentes com rede elétrica em obras já foram contabilizados em Mato Grosso do Sul pela Energisa. Apesar de ainda ser início do ano, o índice de vítimas fatais é o dobro da quantidade registrada no ano passado. Para evitar acidentes, alguns cuidados são indispensáveis no canteiro de obras. As regras também valem para prestadores de serviços de pintura e instalações de antenas de TV.
Primeiro passo - Antes de começar o trabalho, é preciso que os profissionais verifiquem se o local é seguro. Também é necessário observar as distâncias mínimas de segurança da rede elétrica: dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando houver uso de andaimes. Nessas distâncias, deve-se considerar também eventuais extensões do corpo humano com o uso de ferramentas ou equipamentos.
Segundo a Energisa, em nenhuma hipótese deve-se mexer na fiação para afastá-la do local da construção. Apenas profissionais da concessionária estão autorizados e têm o preparo necessário para realizar esse tipo de trabalho, como subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores e manobrar equipamentos na rede de energia.
Crime - Ainda segundo a concessionária, algumas atividades configuram crime quando realizadas por pessoas não autorizadas, e ainda podem causar acidentes fatais, como instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes, fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento, assim como subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Quando o assunto é instalação de antena, o local ideal para fixação da estrutura é o lado oposto da fiação de energia elétrica.
De acordo com o coordenador da Energisa-MS, Diego Silva, em muitos casos apenas estar próximo dos fios, sem ao menos encostar neles, é o suficiente para sofrer descarga. Portanto, os profissionais devem sempre usar os equipamentos de segurança.
Confira a seguir orientações detalhadas de segurança:
1 - Andaimes devem ser montados longe da rede elétrica, e vergalhões e calhas nunca devem tocar a rede;
2 - Cuidado com a rede elétrica ao manobrar caminhões. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
3 - Não existe cabo isolado quando se trata de rede de distribuição. Sempre considere a possibilidade de o cabo estar energizado;
4 - Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente retirá-la, pois você poderá receber uma descarga elétrica. Acione a concessionária;
5 - Certifique-se de que as instalações elétricas não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;
6 - Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.