Visitas em presídios seguem suspensas e retorno em agosto será gradativo
Portaria publicada no Diário Oficial do Estado mantém as visitas presenciais suspensas até 31 de julho
Suspensas desde janeiro de 2021, as visitas aos presídios de Mato Grosso do Sul devem voltar de forma gradativa a partir de agosto, segundo a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário).
Portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (16) mantém as visitas e atividades presenciais suspensas nas unidades prisionais até dia 31 de julho. O documento também define a volta de forma gradativa a partir do dia 1° de agosto.
De acordo com o Comitê para o Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen, procedimentos de rotina para a volta das visitas serão publicados em nova portaria. Mas conforme a publicação, serão adotados medidas e protocolos de biossegurança nos presídios do Estado seguindo orientações de órgãos ligados à saúde pública.
A Agência decidiu manter suspensas as visitas por mais 15 dias para garantir a maior proteção dos servidores, interns e familiares, evitando o volume grande de entrada de pessoas nos estabelecimentos prisionais durante a pandemia de covid-19. Só no complexo localizado no Jardim Noroeste, a média de visitantes por fim de semana antes da pandemia era de mais de 1,7 mil pessoas.
Até o retorno, as visitas virtuais para os familiares continuam em todos os presídios do Estado.