ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após incêndio, moradores do Mandela sofrem com barracos alagados pela chuva

Chuvas fortes estão atingindo Campo Grande desde o último domingo e 117 barracos foram afetados

Por Ana Paula Chuva e Alison Silva | 05/12/2023 16:25
Moradora usa balde e pano para retirar a água que entrou no barraco durante a chuva (Foto: Juliano Almeida)
Moradora usa balde e pano para retirar a água que entrou no barraco durante a chuva (Foto: Juliano Almeida)

Quase 20 dias após o incêndio que atingiu os barracos na Favela do Mandela, em Campo Grande, os moradores agora sofrem com as moradias alagadas por conta das fortes chuvas que vêm atingindo a Capital desde o último domingo (3). Na manhã desta segunda-feira (5) foram liberados R$ 9 milhões em emendas para construção de casas para as famílias afetadas pelo fogo.

Ao Campo Grande News, a dona de casa Luana Espindola, 37 anos, explicou que já mudou o barraco de lugar quatro vezes por conta da água da chuva que aumenta o buraco do barranco que dá acesso ao córrego. A mulher mora no local há 5 anos e agora está com a casa totalmente alagada.

“Na hora da chuva queimou minha televisão porque pingou água dentro do barraco. Já mudei ele de lugar quatro vezes porque conforme chove aumenta o buraco do córrego, tá no corredor já. Não acho que a gente mude este ano. Estamos aqui porque precisamos, não porque queremos”, pontuou a dona de casa.

Já a líder da comunidade Greicielly Nayara Ferreira agradeceu as doações que a comunidade tem recebido desde o incêndio, mas que com a chuva, 117 barracos que ainda estão em pé estão alagando e com isso, as crianças precisam de roupas de frio porque tudo está ficando molhado.

“Antes do fogo já molhava, mas agora com o incêndio ficou pior. A gente agradece toda a ajuda que recebeu, mas nossas crianças estão precisando de roupa de frio. Os barracos e os móveis que as famílias têm estão ficando molhados, a gente precisa sair daqui. Não dá mais para ficar aqui”, finalizou a líder da comunidade.

A reportagem procurou a Prefeitura de Campo Grande e aguarda o retorno.

Objetos das famílias colocados para fora dos barracos depois da chuva (Foto: Juliano Almeida)
Objetos das famílias colocados para fora dos barracos depois da chuva (Foto: Juliano Almeida)

Emenda - Na manhã de hoje, a senadora Soraya Thronicke participou de evento na Capital e anunciou que enviará R$ 9 milhões para o Governo de Mato Grosso do Sul que, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, construirá 180 moradias para as famílias afetadas pelo incêndio na favela do Mandela.

Segundo anunciado, a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) ficará responsável pela construção de 100 residências, além de doar terreno para que as unidades habitacionais sejam construídas. Mais 80 casas necessárias para atender a comunidade ficarão sob a responsabilidade da Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular). A pasta irá realizar a licitação para contratação da empresa responsável pelas obras.

Incêndio - Ocorrido em 16 de novembro, destruiu quase todas as moradias improvisadas no Bairro Isabel Garden. A causa ainda é desconhecida. Alguns moradores seguem no local, em tendas improvisadas pelo Exército e Prefeitura de Campo Grande. Eles têm recebido assistência do poder público e doações arrecadadas em ações solidárias.

Luana mostrando onde molhou dentro do barraco nesta terça-feira (Foto: Juliano Almeida)
Luana mostrando onde molhou dentro do barraco nesta terça-feira (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias