ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com 3º juiz, ação para residencial de luxo devolver rua se arrasta por nove anos

A prefeitura tenta desde 2016 que portaria seja demolida e a via devolvida à coletividade

Por Aline dos Santos | 14/04/2025 08:27
Com 3º juiz, ação para residencial de luxo devolver rua se arrasta por nove anos
Condomínio colocou portaria e se apossou da Rua Nahima, via que deveria ser pública. (Foto: Henrique Kawaminami)

A Justiça segue vagarosa para julgar o pedido da Prefeitura de Campo Grande, que desde 2016, portanto há 9 anos, tenta reaver a Rua Nahima, que foi invadida por residencial de luxo na Avenida Afonso Pena, próximo ao Parque dos Poderes. A ação já está com o terceiro juiz, após dois registrarem que não poderiam julgar a demanda do poder público.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ação judicial para a devolução da Rua Nahima, invadida por um condomínio de luxo em Campo Grande, completa 9 anos sem sentença. A Prefeitura busca reaver a rua desde 2016, mas o caso já passou por três juízes, com dois se declarando impedidos. A última movimentação judicial pede novas manifestações das partes. A polêmica começou quando a Justiça ordenou a demolição da portaria do condomínio, mas a decisão foi revertida. O Ministério Público apoia a Prefeitura, enquanto o condomínio tenta regularizar a situação. O impasse persiste, afetando planos de interligação viária na região.

A última movimentação é para que as partes voltem a se manifestar no processo. Segundo a juíza Paulinne Simões de Souza, terceira a assumir o caso, o CPC (Código de Processo Civil) veda a prolação de decisão surpresa.

A polêmica veio à tona no ano de 2016. Após pedido da PGM (Procuradoria-Geral do Município), acionada pelo morador e advogado Humberto Sávio Abussafi Figueiró (que foi candidato a prefeito em Campo Grande e a vice governador), a Justiça acatou o pedido da prefeitura, mandou demolir a portaria do Nahima Park e liberar a rua, que é pública.

Para dar ares de condomínio às ruas Nahima, Nahima 1 e Nahima 2, os moradores das luxuosas casas cercaram as vias e uma área verde pública de quatro mil metros quadrados.

Na tarde de 5 de agosto de 2016, estava tudo pronto: com caminhões e retroescavadeira a postos para a demolição.  A ordem era do juiz que atuava na 3ª Vara de Fazenda e Registros Públicos de Campo Grande.

Contudo, apesar de toda a mobilização, o juiz voltou atrás e deu prazo para associação de moradores se manifestar. Dias depois o que caiu, de fato, foi a decisão para demolir, após ordem do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Com 3º juiz, ação para residencial de luxo devolver rua se arrasta por nove anos
Rua Nahima nasce na Afonso Pena (parte superior da imagem) e termina em portão na Rua Gardênia. (Foto: Fly Drones)

Em setembro de 2023, a juíza Cíntia Xavier Leteriello, que era titular da 3ª Vara de Fazenda Pública, se declarou impedida de julgar a ação por ser irmã de moradora do condomínio.

No mês de outubro do ano passado, o segundo magistrado do caso se declarou impedido de decidir. “Declaro-me suspeito, por foro íntimo, para seguir neste processo”, afirmou o juiz Claudio Müller Pareja.

A Prefeitura de Campo Grande já rejeitou o pedido de regularização fundiária do residencial, pois há planos para interligação viária. Na sequência, o condomínio propôs a compra da área pública. O documento destaca que a situação perdura há 35 anos e que, nestas três décadas, a prefeitura nunca tinha apontado a necessidade de usar a rua para ligação viária.

 O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por sua vez, pediu que a Justiça julgasse procedente o pedido da Prefeitura de Campo Grande para demolir portaria e liberar a Rua Nahima.

A defesa do condomínio informou à reportagem que só se manifesta no processo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias