ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Estado dobrará exames da covid-19 no drive-thru de Campo Grande, com 100 testes

A partir da próxima semana serão agendados e coletados 100 exames por dia na Capital; serviço também será ampliado em Três Lagoas

Silvia Frias | 01/05/2020 11:11
Drive-thru foi iniciado em Campo Grande no dia 13 de abril, montado no quartel do Corpo de Bombeiros (Foto/Arquivo: Paulo Francis)
Drive-thru foi iniciado em Campo Grande no dia 13 de abril, montado no quartel do Corpo de Bombeiros (Foto/Arquivo: Paulo Francis)

A partir da próxima semana, o número de exames no drive-thru de Campo Grande para atestar o novo coronavírus (covid-19), irá passar a 100 por dia, dobrando o total de quando o trabalho começou no dia 13 de abril.

O aumento de testagem foi anunciado esta manhã, durante divulgação do boletim diário sobre incidência do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, disse que a mudança foi definida em reunião esta manhã.

A testagem inicial era de 50 por dia e, esta semana, segundo Rezende, passou para 60 exames e, na próxima, 100 exames. No Estado, estão sendo usados o teste RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), considerado 100% garantido.

Os testes rápidos, segundo o secretário, podem dar falso negativo, não sendo o método mais seguro para testagem da população, sendo usados de forma emergencial para atestar a doença entre servidores da saúde ou de outros serviços essenciais que necessitam de diagnóstico mais rápido.

O drive-thru de Três Lagoas também terá número de testagem diária ampliada, mas o número não foi divulgado na live do governo. Dos 9 óbitos registrados em MS, três aconteceram no município. Essa ampliação também está sendo estudada para Dourados.

Aldeias – a partir de quarta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde também irá iniciar a testagem para covid-19 entre a população indígena. O projeto piloto será montado nas aldeias Jaguapiru e Bororo, em Dourados.

Rezende disse que as equipes já receberam treinamento e serão feitas dez coletas diárias.

Nos siga no Google Notícias