Professores da UFMS pedem suspensão do calendário acadêmico
Ofício com a solicitação foi enviado ao Conselho Universitário
Durante assembleia geral, realizada nesta segunda-feira (6), a Adufems (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) pediu a suspensão do calendário de aulas. O ofício com a solicitação já foi encaminhado para o Conselho Universitário da UFMS.
Segundo nota divulgada pela entidade, os professores entendem que a suspensão do calendário acadêmico é fundamental durante o período de greve, para evitar maiores prejuízos para a comunidade acadêmica.
O movimento defende que a manutenção do calendário tornará a reposição de aulas confusa para os alunos, já que nem todos os professores aderiram à paralisação. Inclusive, há chances de os acadêmicos perderem o período de férias para repor disciplinas perdidas.
Mariuza Guimarães, presidente da Adufms, diz que a proposta já foi recusada pela reitoria, por isso o pedido ao conselho. “Nós estamos fazendo esse debate hoje, porque entendemos que a nossa luta hoje é em defesa desta universidade, sob pena de que, se continuarmos como estamos, em breve nós não teremos uma universidade pela qual lutar”, enfatizou.
Desde o dia 1º de maio, conforme a Lei de Greve, nº 7.783, de 1989, todos os docentes da instituição estão amparados pelo direito de greve e podem participar do movimento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.