Semana de combate a leishmanionse fará blitz educativa e castração de animais
Equipes do CCZ vão realizar atividades nas ruas de Campo Grande para concientizar sobre a doença
Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vão realizar durante a semana, uma série de atividades alusivas a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. Entre elas, estão blitz educativas nas ruas do Centro de Campo Grande e também uma ação de castração de animais, na aldeia Marçal de Souza.
A programação da semana tem inicio nesta terça-feira (10), com uma blitz que vai se estender durante toda a manhã no quadrilátero que cerca a Praça Ary Coelho - ruas 13 de Maio, 15 de Novembro, 14 de Julho e Avenida Afonso Pena.
Já na quarta-feira (11), será realizada a ação com Castramóvel na Aldeia Urbana Marçal de Souza. Lá, também durante a manhã, ficará a equipe do CCZ e no Memorial da Cultura Indigena Cacique Enir Terena, realizando os atendimentos.
Quinta (12) e sexta-feira (13), contará com ações educativas do CCZ em escolas da região do Parati, Pioneiros e Piratininga, bairros que ficam nas redondezas do órgão responsável pelo controle de zooneses e saúde animal da cidade.
"A leishmaniose visceral é uma zoonose endêmica e, por isso, é importante que as pessoas tenham consciência sobre a importância dos cuidados necessários para evitar a disseminação da doença. Vale lembrar que o cão não é o vilão, temos que acabar com o mosquito e proteger o nosso animal", comenta a médica veterinária Juliana Resende.
Algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para evitar a proliferação de focos da leishmaniose, como fazer a limpeza urbana, eliminando resíduos sólidos orgânicos de terrenos e praças públicas, dar o destino adequado dos mesmos, limpar quintais e eliminar fontes de umidade, entre outras medidas de proteção e higiene.