ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Seminário da Bioceânica atrai 1.600 representantes de 79 cidades e 3 países

Evento, que teve início nesta terça, tem auditório lotado

Por Jhefferson Gamarra e Izabela Cavalcanti | 18/02/2025 15:30
Seminário da Bioceânica atrai 1.600 representantes de 79 cidades e 3 países
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, durante discurso no evento (Foto: Osmar Veiga)

O Seminário Internacional da Rota Bioceânica, iniciado nesta terça-feira (18) em Campo Grande, marca um passo fundamental na integração entre Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. O evento, que acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, atraiu representantes dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e diversos gestores internacionais. Durante os três dias de programação, mais de 1.600 participantes discutirão oportunidades de desenvolvimento regional, infraestrutura, economia e turismo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizado em Campo Grande, reúne prefeitos e representantes de Brasil, Argentina, Chile e Paraguai para discutir o desenvolvimento regional e a integração econômica. O evento, que atraiu mais de 1.600 participantes, destaca a importância do Corredor Bioceânico para a economia e turismo, especialmente para cidades como Porto Murtinho e Ponta Porã. A prefeita Adriane Lopes e o prefeito Nelson Cintra ressaltam a troca de experiências e o avanço do projeto, que promete encurtar distâncias e abrir novas oportunidades comerciais. O seminário aborda temas como infraestrutura, logística e inovação, visando fortalecer a cooperação entre os países.

A prefeita de Campo Grande e anfitriã do evento, Adriane Lopes (PP), celebrou a dimensão do encontro e destacou a contribuição do ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, um dos principais entusiastas da Rota Bioceânica, pelo avanço do projeto.

"Este é o maior encontro de prefeitos da história da Rota Bioceânica. A parceria entre os países envolvidos tem sido um sucesso, e agradecemos ao ministro Parkinson por sua força e determinação. Hoje, estamos vivenciando um evento grandioso que se iniciou com uma conversa há dois ou três anos. Parkinson sempre nos incentivou e trabalhou incansavelmente para tornar essa iniciativa uma realidade", afirmou Adriane Lopes.

Seminário da Bioceânica atrai 1.600 representantes de 79 cidades e 3 países
Auditório do evento lotado com representantes de diversas cidades de MS e de países vizinhos (Foto: Osmar Veiga)

O prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos (PSDB), enfatizou a importância do seminário para compreender as perspectivas econômicas que surgem com o Corredor Bioceânico. "Estamos aqui para adquirir conhecimento. O potencial desse projeto ainda é imensurável e precisamos entender sua real dimensão. Nosso objetivo é captar oportunidades que possam impulsionar o crescimento de Ponta Porã", disse Campos.

Já o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), relembrou sua histórica participação no projeto e celebrou a proximidade da sua conclusão, que vai impactar drasticamente a economia e outros aspectos da cidade, que vai abrigar a principal ligação entre Brasil e Paraguai.

Seminário da Bioceânica atrai 1.600 representantes de 79 cidades e 3 países
Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cinta, comemora andamento do projeto (Foto: Osmar Veiga)

"Faço parte desse movimento há mais de 30 anos, sempre lutando para que o Corredor Bioceânico se tornasse realidade. Hoje, estamos testemunhando sua concretização. Em dois anos, ele estará funcionando plenamente. Isso vai trazer benefícios tanto para negócios quanto para o turismo. Quem quiser passear pelo deserto do Atacama ou apreciar um bom vinho chileno, poderá passar por Porto Murtinho, dormir na cidade e seguir viagem", destacou Cintra.

O seminário se apresenta como um espaço essencial para a troca de experiências entre os gestores e a estruturação de estratégias que tornem a rota mais eficiente. Durante o evento, serão abordados temas como infraestrutura aduaneira, logística, segurança, desenvolvimento comercial e inovação. Os participantes também poderão conhecer experiências de municípios que já se destacam na implementação do projeto, servindo de referência para outras localidades.

Com um potencial econômico e logístico significativo, a Rota Bioceânica encurta distâncias e cria novas possibilidades para a exportação de produtos brasileiros rumo ao mercado asiático. O evento segue até quinta-feira (20), reunindo autoridades, empresários e especialistas para fortalecer a cooperação entre os países envolvidos.

Seminário da Bioceânica atrai 1.600 representantes de 79 cidades e 3 países
Participantes do evento reunidos no hall de entrada do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo (Foto: Osmar Veiga)


Nos siga no Google Notícias