ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Indígenas bloqueiam trecho da BR-163 em protesto contra marco temporal

STF deve retomar, nesta tarde, julgamento sobre demarcação de terras

Gabriel Neris e Helio de Freitas, de Dourados | 02/09/2021 09:15
Indígenas durante protesto realizado na quarta-feira. (Foto: Direto das Ruas)
Indígenas durante protesto realizado na quarta-feira. (Foto: Direto das Ruas)

Indígenas bloquearam na manhã desta quinta-feira (2), trecho da BR-163, em Naviraí, município localizado a 366 km de Campo Grande.

A interdição total para passagem de veículos ocorre desde 8h30, no km 135, como forma de chamar a atenção contra o marco temporal, tema de julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a demarcação de terras indígenas, em Brasília.

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), uma equipe está no local mantendo a segurança e tentando negociar com os manifestantes.

Na quarta-feira, durante sessão do julgamento, foram bloqueados trechos da BR-163, em Rio Brilhante, Naviraí e Eldorado, e também na MS-156, entre Dourados e Itaporã.

O marco temporal é uma tese que o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) acolheu em 2013, ao conceder ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, reintegração de posse de uma área que está em parte da Reserva Biológica do Sassafrás, onde fica a Terra Indígena Ibirama LaKlãnõ e onde vivem os povos xokleng, guarani e kaingang.

Na ocasião, o TRF-4 manteve decisão tomada em 2009 pela Justiça Federal, em Santa Catarina. Assim, o STF julgará um recurso da Funai (Fundação Nacional do Índio), que questiona a decisão do TRF-4.

O STF deve retomar o julgamento nesta quinta-feira, com as falas de 17 entidades e da PGR (Procuradoria-Geral da República) e o voto do relator, o ministro Edson Fachin.

Nos siga no Google Notícias