ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Vírus: descoberto medicamento que pode salvar até 1/3 de vidas

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/06/2020 07:01
Vírus: descoberto medicamento que pode salvar até 1/3 de vidas

Cientistas da Inglaterra asseguram ter encontrado aquele que é o primeiro tratamento eficaz para evitar mortes pelo covid-19: a dexametasona. É o velho Decadron, conhecido há meio século pelos brasileiros (foi criado em 1957). O teste foi feito com 11 mil pacientes, em 175 hospitais ingleses. Só surtiram efeito naqueles considerados em estado grave. Não demonstrou eficácia alguma entre os pacientes com sintomas leves.


Vírus: descoberto medicamento que pode salvar até 1/3 de vidas

Oxford explica a pesquisa.

A Universidade de Oxford, a mesma que testa uma das mais prováveis vacinas contra o coronavírus, afirma que administraram dexametasona em 2.104 infectados, selecionados aleatoriamente. A progressão do estado de saúde destes, foi comparada com a de 4.321 outros infectados que receberam placebo (água com açúcar). Todos esses 6.425 pacientes estavam em algum estágio considerado grave - necessitando receber oxigênio ou já estavam recebendo oxigenação.


Vírus: descoberto medicamento que pode salvar até 1/3 de vidas

Medicamento barato e também em testagem em outros países.

O Decadron é um medicamento barato. Adquiri pela manhã uma caixa de 0,5 mg por R$ 8,00. Todavia, com a notícia sendo divulgada pela imprensa internacional, à tarde, a mesma caixa já estava custando R$18,00. Além da Inglaterra, a Espanha também está ultimando os testes da dexametasona. Um dos hospitais madrilenhos - Infanta Sofia - veio a público garantir a razoável eficácia do remédio. Os testes foram feitos usando doses baixas - apenas um comprimido diário - e por poucos dias, outras vantagens adicionais desse tratamento.


Vírus: descoberto medicamento que pode salvar até 1/3 de vidas

Apoia a teoria de que o que mais está matando é a contra-inflamação tresloucada.

O uso da dexametasona apoia a teoria de que o fator que está matando mais os infectados é a resposta imunológica tresloucada de nosso organismo. O vírus nos ataca e recebe o contra-ataque através de nosso sistema imune. Os cientistas já haviam afirmado que esse contra-ataque era extremamente perigoso. Isto é, nosso corpo nos mata por exagerar a dose do combate ao vírus. Algo semelhante ao "fogo amigo" que ocorre nos campos de batalha. A dexametasona age reduzindo a resposta imunológica. Novos testes passarão a ser realizados unindo a dexametasona com o remdesivir, um medicamento que ataca, com pequena eficácia,  diretamente o vírus. A teoria é interessante: um antivírus e um anti-maluquice do sistema imune.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias