ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Delta fecha contrato de gás com gigante portuguesa para usina em MS

Acordo terá duração de 18 meses e prevê que o combustível seja movimentado pela rede da MSGás

Por Jhefferson Gamarra | 12/08/2024 13:42
Planta da UTE Willian Arjona, localizada às margens da BR-060 (Foto: Divulgação/Assessoria)
Planta da UTE Willian Arjona, localizada às margens da BR-060 (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Delta Energia anunciou nesta segunda-feira (12) o fechamento de um contrato com a Galp, empresa portuguesa de energia, para o fornecimento de 1,1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia à usina termelétrica William Arjona, localizada em Campo Grande.

O acordo, que terá duração de 18 meses, prevê que o combustível seja movimentado pela rede da distribuidora da MSGás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul). Com capacidade instalada de 190 megawatts (MW), a usina William Arjona permite abastecer, por exemplo, 50% de uma cidade do porte de Campo Grande quando em operação total.

A planta, localizada às margens da BR-060, foi adquirida pela Delta Energia em 2019 e retomou suas operações em 2021, durante a crise hídrica que afetou o Brasil. O contrato com a Galp tem o objetivo de garantir a continuidade das atividades operacionais da termelétrica ainda possibilitar o atendimento de consumidores no mercado livre de gás, como empresas dos setores de siderurgia, celulose e petroquímica.

“Ao adquirir gás natural para o consumo da termelétrica, também abrimos a possibilidade de atender outras demandas do mercado livre de gás, o que nos dá uma flexibilidade operacional significativa. Conseguimos adaptar nossos serviços tanto para pequenas indústrias quanto para grandes operações, e ainda temos a capacidade de absorver demandas para exportação de energia, o que é essencial em um mercado tão dinâmico como o nosso”, afirmou Alessandro Di Domenic, presidente da Delta Geração.

Em março de 2023, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou a Delta Comercializadora de Gás, uma subsidiária do grupo, a importar até 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás natural da Argentina e da Bolívia, além de negociar a compra de GNL (Gás Natural Liquefeito) de diversos países e movimentar 912.500 metros cúbicos por ano por transporte marítimo. A autorização reflete a estratégia de expansão da Delta no mercado de gás natural, que inclui a venda para grandes consumidores industriais e concessionárias de distribuição em todo o país.

Fornecedora portuguesa - A Galp é um conglomerado português atuante no setor de energia, que inclui a Petrogal e a Gás de Portugal. Como um grupo integrado, suas operações abrangem desde a exploração e produção de petróleo e gás natural, até a refinação e distribuição de derivados de petróleo, além da distribuição e comercialização de gás natural e a geração de energia elétrica.

Atualmente, a Galp está entre as maiores empresas de Portugal, controlando aproximadamente 50% do mercado de combustíveis no país e possuindo toda a capacidade de refino disponível em território nacional.




Nos siga no Google Notícias