ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Canoísta de MS conquista medalha de ouro em Campeonato Mundial

Nascido em Eldorado, Rufino começou a praticar o esporte no lago do Parque das Nações Indígenas

Viviane Oliveira | 26/08/2023 10:57
Após conquistar medalha de ouro, o sul-mato-grossense Rufino posa para foto (Foto: Douglas Melo)
Após conquistar medalha de ouro, o sul-mato-grossense Rufino posa para foto (Foto: Douglas Melo)

O canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, paratleta sul-mato-grossense, conquistou neste sábado (26) medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem, sediado em Duisburg, na Alemanha.

O evento, que atraiu os principais nomes da canoagem e paracanoagem de todo o mundo, testemunhou a determinação e habilidade de Rufino na competição. Sua jornada rumo ao ouro e à vaga nas Paraolimpíadas foi marcada por uma exibição de força, destreza e resistência.

A conquista foi na categoria VL2M200m e sua vitória assegurou uma vaga para o Brasil nas Paraolimpíadas de Paris 2024. Nascido em Eldorado, Rufino começou a praticar o esporte no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, no pódio (Foto: Douglas Melo)
Canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, no pódio (Foto: Douglas Melo)

“Esta medalha de ouro é mais do que uma conquista pessoal para mim. Ela representa a superação de desafios, a dedicação incansável e o apoio incrível que recebi de todos ao meu redor. Essa vitória é para todos que acreditaram em mim e para todos que buscam superar as adversidades. Foi uma prova muito difícil, muito técnica”, disse Rufino.

Na Canoagem Paralímpica, o "VL" refere-se à canoa polinésia e o número 2 representa os atletas que têm o controle de tronco e braços. Ambas as categorias exigem um equilíbrio e uma combinação de técnicas de remo para manter a estabilidade da canoa, impulsionando-a com eficiência.

Além da vitória de Rufino, o pódio se iluminou com as cores brasileiras em uma dobradinha histórica. O atleta brasileiro Igor Tofalini brilhou ao conquistar a cobiçada medalha de prata.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias