ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Esportes

Canoísta de MS conquista medalha de ouro em Campeonato Mundial

Nascido em Eldorado, Rufino começou a praticar o esporte no lago do Parque das Nações Indígenas

Viviane Oliveira | 26/08/2023 10:57
Após conquistar medalha de ouro, o sul-mato-grossense Rufino posa para foto (Foto: Douglas Melo)
Após conquistar medalha de ouro, o sul-mato-grossense Rufino posa para foto (Foto: Douglas Melo)

O canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, paratleta sul-mato-grossense, conquistou neste sábado (26) medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem, sediado em Duisburg, na Alemanha.

O evento, que atraiu os principais nomes da canoagem e paracanoagem de todo o mundo, testemunhou a determinação e habilidade de Rufino na competição. Sua jornada rumo ao ouro e à vaga nas Paraolimpíadas foi marcada por uma exibição de força, destreza e resistência.

A conquista foi na categoria VL2M200m e sua vitória assegurou uma vaga para o Brasil nas Paraolimpíadas de Paris 2024. Nascido em Eldorado, Rufino começou a praticar o esporte no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, no pódio (Foto: Douglas Melo)
Canoísta Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço”, no pódio (Foto: Douglas Melo)

“Esta medalha de ouro é mais do que uma conquista pessoal para mim. Ela representa a superação de desafios, a dedicação incansável e o apoio incrível que recebi de todos ao meu redor. Essa vitória é para todos que acreditaram em mim e para todos que buscam superar as adversidades. Foi uma prova muito difícil, muito técnica”, disse Rufino.

Na Canoagem Paralímpica, o "VL" refere-se à canoa polinésia e o número 2 representa os atletas que têm o controle de tronco e braços. Ambas as categorias exigem um equilíbrio e uma combinação de técnicas de remo para manter a estabilidade da canoa, impulsionando-a com eficiência.

Além da vitória de Rufino, o pódio se iluminou com as cores brasileiras em uma dobradinha histórica. O atleta brasileiro Igor Tofalini brilhou ao conquistar a cobiçada medalha de prata.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias