Torneira é um velhinho chorando no teatro de objetos
Festival acontece de 2 a 4 de dezembro no Albano Franco.

Uma retroescavadeira contracena com um bailarino-artista, cadeiras viram amantes sensuais, leques imitam o traquejo de pavões; chaleiras e xícaras valsam, uma torneira é um velhinho chorando e um saca-rolha gigante se transforma numa graciosa bailarina. Esse é o Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), que está de volta a Campo Grande. O acesso é gratuito.
O evento será realizado de 2 a 4 de dezembro, em uma mega estrutura montada no Albano Franco, com uma programação que inclui espetáculos e performances que acabam de sair do forno e companhias que estreiam na programação do festival.
A superestrutura do festival montada no Centro de Convenções Albano Franco conta com teatros climatizados, quatro minissalas de espetáculos e cenografia interativa. O ambiente terá cinco salas para espetáculos - três delas com capacidade para receber até 200 pessoas.
Ao som do tango, o grupo paulista XPTO transforma cadeiras em amantes sensuais, na performace “Artistas Apaixonados”. Essa é uma da companhias brasileiras que participam de uma programação recheada de grupos internacionais, como “Irregular”, da companhia Gare Centrale, da Bélgica, a francesa L' Oisiveraie, com o espetáculo “Petit Cirque”; Casa Degli Alfieri (ITA), com “Tic Tac Tic Tac”; e Beau Geste (FRA), com “Transports Exceptionnels”.
E o Fito é assim, cheio histórias em que objetos ganham vida de uma maneira lúdica e se transformam em personagens. O teatro de objetos nasceu na Europa dos anos 70.
Nesta edição, o mestre de cerimônias será o Dr. Quinquilharia, interpretado por Pascoal da Conceição, o mordomo Inácio na novela das O Astro, da TV Globo.
Além das apresentações, o público poderá participar de duas oficinas, oferecidas gratuitamente. A programação do festival está no site