ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Lugar de livro não é em caçamba: saiba onde doar apostilas e material escolar

Com as páginas molhadas, conteúdos usados para ensinar foram fadados para o descarte comum

Por Natália Olliver | 02/01/2025 13:39
Livros foram descartados na Rua Amazonas com a 13 de Junho (Foto: Natália Olliver)
Livros foram descartados na Rua Amazonas com a 13 de Junho (Foto: Natália Olliver)

Com as páginas molhadas, conteúdos usados para ensinar foram fadados ao descarte comum nesta quinta-feira (2). Entre os títulos jogados na caçamba, localizada entre a Rua Amazonas e 13 de junho, livros que ajudam a entender a cultura dos povos indígenas no Brasil, geografia mundial e até a história do Rei Arthur não escaparam da chuva. Para ajudar a evitar que eles se desfaçam, o Lado B separou alguns locais que aceitam as doações em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Livros didáticos e outros materiais escolares descartados na chuva em Campo Grande motivam a busca por alternativas de destinação. Em vez do lixo comum, a população pode doar livros e apostilas em bom estado para instituições como a Gibiteca, o CEAMCA e a UFMS, que os reutilizarão. A Biblioteca Municipal Isaias Paim promove a troca de livros, e a reciclagem também é uma opção viável para o descarte de materiais usados.

 A gente sabe que todo final de ano e início de outro é marcado por aquele "faxinão" em casa. O ato sempre inclui itens esquecidos no guarda-roupa ou os livros escolares antigos que acumulam poeira na estante. A solução encontrada por muitas pessoas é se desfazer dos materiais, deixando eles no lixo comum. Mas, sabia que não é preciso fazer o descarte assim? Você pode doá-los.

Da mesma forma que há doações de roupas, os livros didáticos e apostilas também podem ter um novo lar e ajudar crianças na vida escolar.

Até a história do Rei Arthur não escapou da chuva (Foto: Natália Olliver)
Até a história do Rei Arthur não escapou da chuva (Foto: Natália Olliver)

Entre as opções que recebem os materiais está a Gibiteca, localizada na Rua Sacramento 800, no bairro Seminário. Além dos livros, o local também aceita mochilas usadas. Entretanto, é preciso bom senso, as doações precisam estar em bom estado de conservação e serão avaliadas pela equipe do local. Para doar entre em contato pelo WhatsApp, pelo número (67) 99115 0283.

O CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em situação de violência) também aceita doações de livros, sejam didáticos ou não. O lugar recebe crianças e adultos que vivem a violência de perto. O centro está localizado na Rua Piratininga, 559, bairro  Jardim dos Estados em Campo Grande.

Caçamba estava cheia de livros didáticos e materiais variados (Foto: Natália Olliver)
Caçamba estava cheia de livros didáticos e materiais variados (Foto: Natália Olliver)

Para doar, entre em contato pelo número (67) 99653-5913  ou pelo e-mail: ceam@sec.ms.gov.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. Outro lugar que aceita doações é a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). No caso, a instituição recebe materiais bibliográficos. Para doar um livro entre em contato pelo e-mail sedec.prograd@ufms.br ou ligue no telefone 3345-7598.

A Biblioteca Municipal Isaias Paim oferece para população uma proposta diferente. Lá é possível deixar um livro e pegar outro. A famosa troca solidária. A ideia é disponibilizar dois expositores com acervo de livros dos mais variados gêneros. Ele acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 13h. A troca é gratuita e pode ser feita por qualquer gênero literário. O ato pode ser feito quantas vezes o leitor quiser.

Mas e as apostilas escolares ?

Além da doação, também é possível destinar o material para reciclagem (Foto: Natália Olliver)
Além da doação, também é possível destinar o material para reciclagem (Foto: Natália Olliver)

Crianças que estudam em escolas com apostilas específicas podem trocar o material com as turmas mais novas ou doar da mesma forma que as histórias literárias. O conteúdo, embora seja direcionado ao método de ensino da instituição, pode ser aproveitada por aqueles que sequer tem acesso aos materiais. Um bom exemplo de que a troca consistente entre os alunos dá certo é a escola Adventista. Lá, os pais dos estudantes trocam os livros.

Além da doação também é possível destinar o material para reciclagem, já que papel pode ser totalmente reaproveitado. Uma das opções é deixar para que a Solurb recolha. Confira os dias da coleta seletiva neste link.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias