ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

Missão técnica do México faz visita para conhecer sistemas de produção de MS

Equipe visitou propriedade produtora de bovinos para abate e a Unidade Central da Iagro em MS

José Roberto dos Santos | 21/04/2023 15:30
Missão técnica do México visita propriedade produtora de bovinos em MS. (Foto: Divulgação)
Missão técnica do México visita propriedade produtora de bovinos em MS. (Foto: Divulgação)

A Iagro-MS recebeu o Serviço Oficial do México, que veio ao Brasil para avaliar plantas frigoríficas e conhecer os sistemas de produção de bovinos, obtendo assim, informações para  importação de carne do Brasil, em especial de Mato Grosso do Sul. A missão é integrada por auditores do Senasica (Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar) e tem como objetivo conhecer os sistemas de controle do Serviço Oficial e de produção das  propriedades do MS.

A equipe técnica esteve em Brasília e Goiás e segue ainda para os estados do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e retornam a Brasília para a reunião final.

Durante toda a programação em MS, a equipe foi acompanhada por médicos veterinários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O objetivo da visita é verificar o cumprimento das normativas que regulam a produção de carne bovina e a aplicação de medidas zoossanitárias contra a febre aftosa.

Os principais aspectos observados foram a biosseguridade, rastreabilidade, capacitação de técnicos, informações sobre a implementação e resultados da vigilância ativa e passiva, vacinação, plano de capacitação, conhecimento e aplicação de plano de contingência para febre aftosa e ainda inspeção em pontos internos de ingresso e controles de transporte de animais.

A perspectiva de ampliar o mercado externo para a carne brasileira é positiva, considerando que as vendas externas já abrangem países de todos os continentes. Após conclusão dos trabalhos e reunião final no Mapa em Brasília, a missão retorna ao País e apresenta os relatórios para as autoridades sanitárias e governamentais que, posteriormente, irão tomar a decisão sobre importações.

Nos siga no Google Notícias