ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 36º

Lado Rural

O que o mundo espera do agro? Riedel diz que é a sustentabilidade

Governador destaca balanço de carbono e biodiversidade para reduzir a distância do mercado global

Por Gabriela Couto | 09/09/2024 13:19
Governador Eduardo Riedel discursando durante evento na manhã desta segunda-feira (9) (Foto: Bruno Chaves)
Governador Eduardo Riedel discursando durante evento na manhã desta segunda-feira (9) (Foto: Bruno Chaves)

O governador, Eduardo Riedel (PSDB), participou nesta segunda-feira (9) da abertura do FIAP (Fórum Internacional da Agropecuária), realizado em Cuiabá (MT). Durante o evento, Riedel destacou a necessidade de promover um agronegócio sustentável no Brasil, reforçando que ações concretas devem ser tomadas para aproximar o setor do mercado global.

Em seu discurso, o governador ressaltou a importância de traçar um posicionamento estratégico para o país no setor agropecuário. “Estamos aqui buscando respostas e entender a complexidade do setor e, ao mesmo tempo, formular um posicionamento estratégico do país, que nos leve à mesma direção. Acredito que este é o propósito do FIAP. Assim, cada vez mais, diminuímos a distância entre o que somos e o mercado global”, afirmou.

Riedel também sublinhou que o agronegócio brasileiro já demonstrou sua capacidade de produção sustentável e que o país precisa continuar avançando em temas importantes como rastreabilidade, queimadas e desmatamento. Ele destacou o papel de Mato Grosso do Sul nesse cenário, afirmando que o Estado se posiciona como um dos poucos a incentivar a agropecuária com foco em sustentabilidade.

“No balanço de carbono e biodiversidade, o Estado tem feito o dever de casa. Tanto que propusemos ser carbono neutro em 2030”, afirmou o governador, reforçando o compromisso de Mato Grosso do Sul com uma produção ambientalmente responsável.

Outro ponto de destaque no discurso de Riedel foi a importância da união entre o setor público e privado para discutir o futuro do agronegócio brasileiro. Ele elogiou a iniciativa de reunir representantes de ambos os setores no FIAP para debater o desenvolvimento do setor, que é vital tanto para o Brasil quanto para Mato Grosso do Sul.

“Contem com Mato Grosso do Sul, que é o irmão mais novo do Centro-Oeste, mas que cresce em uma taxa que gera muitas oportunidades para nossa gente. Temos uma agenda de investimentos em infraestrutura e logística que impulsionará o crescimento do setor”, acrescentou.

Fiap - O FIAP, que acontece em paralelo ao G20 Agro 2024, tem como objetivo discutir o futuro do agronegócio brasileiro. O evento reúne os principais representantes da iniciativa privada e do poder público para avaliar o cenário atual e os desafios globais para o setor. Este ano, o tema central das discussões é "O que o mundo espera do agronegócio brasileiro na próxima década".

A programação do fórum inclui debates sobre políticas públicas e ações estratégicas, além de palestras sobre inovações tecnológicas e experiências brasileiras que podem servir de referência para o mundo. Entre os temas abordados estão a soja, agricultura regenerativa, preservação ambiental, novas perspectivas para a pecuária e o código florestal.

Além de Eduardo Riedel, a abertura do evento contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), anfitrião do encontro. A comitiva de Mato Grosso do Sul inclui os secretários estaduais Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), que também participam das discussões.

O FIAP reafirma o papel do Brasil como protagonista no cenário global do agronegócio, especialmente em um momento em que questões como sustentabilidade e inovação estão cada vez mais no centro do debate.

Nos siga no Google Notícias