Estado chama categorias para dar resposta sobre reajuste nesta segunda
Primeiro, Estado anunciou reajuste zero e depois pediu prazo para pensar em uma proposta
A negociação salarial das 47 categorias de servidores pode encerrar nesta segunda-feira (3), quando representantes do Fórum dos Servidores se reunirão com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). O anúncio vem depois que falou-se em congelamento dos salários e após duas horas de reunião com o Fórum em junho.
Conforme um dos representantes, o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de MS), Giancarlo Miranda, a reunião está marcada para 14 horas. A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) também confirma o horário da reunião, que será realizada na Governadoria, no Parque dos Poderes.
Até então, o Estado havia anunciado o “reajuste zero”, afirmando não ter possibilidades financeiras de arcar com qualquer aumento. Questionada pelas categorias o governo, então, decidiu repensar a decisão e pediu prazo até hoje para fazer o anúncio.
Neste período, Azambuja disse que estava procurando uma equação para resolver a situação de aumento e ficou de encontrar uma saída renegociando financiamentos com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a reposição da arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
Ainda conforme o representante do Fórum, a expectativa é que Reinaldo dê algum reajuste. “Não acredito que vão fazer um esforço de chamar todo mundo para manter o reajuste zero”, disse.
Para o presidente, o Estado tem condição de dar aumento. “Neste período da atual gestão, foi quando houve mais recurso, com repactuação de dívida, depósitos judiciais. Há possibilidade de reajuste”.
A reportagem tentou contato com o secretário de Administração, Carlos Alberto Assis, para saber qual a proposta que será apresentada às categorias, além de detalhes do anúncio, mas não conseguiu resposta até o fechamento e publicação do texto. A assessoria de imprensa do titular ficou de levantar a demanda.
Manifestação - Conforme outro representante do Fórum, o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Garcia Santiago, servidores estão sendo convocados para uma manifestação na frente da governadoria.