ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 34º

Política

Horário de verão pode voltar em novembro, diz ministro

Alternativa é estudada caso cenário hídrico não melhore no país; horário foi extinto em 2019

Por Natália Olliver | 03/10/2024 12:54
Horário de verão poderá voltar em novembro caso cenário climático não melhore (Foto: Juliano Almeida)
Horário de verão poderá voltar em novembro caso cenário climático não melhore (Foto: Juliano Almeida)

Após cinco anos de hiato, o  famoso horário de verão poderá voltar em novembro. A informação foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na quarta-feira (2). Para ele, a alternativa é viável e possível caso o país continue enfrentando queimadas e não tenha melhora no cenário hidrológico. O horário foi extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019.

Alexandre acrescentou que esteve reunido com representantes das companhias aéreas no mês passado para debate do tema. O CEO da Azul, John Rodgerson, chegou a reconhecer que a opção é boa, mas que exige tempo, pois não só mudaria a vida da população, mas das empresas aéreas também, pois altera o planejamento de voos. Para o executivo, seriam necessários 45 dias, no mínimo, para a reprogramação.

O eventual retorno do horário já preocupava a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). À Folha de São Paula, ela explica que a volta do horário traria impactos não somente no período de votação das eleições municipais como na divulgação dos resultados.

Bolsonaro assinou  em abril de 2019 o decreto que revogava o horário de verão. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto. Conforme o ex-presidente, a medida atendia o resultado de estudos que analisaram a economia de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado. Uma das justificativas para o fim do horário foi que a produtividade dos trabalhadores cai.

"Justo anseio da população brasileira [o fim do horário de verão]. Eu concordo que eu sempre reclamei do horário de verão. E tive a oportunidade, agora, atendendo às pesquisas que fizemos, também, que mais de 70% da população era favorável ao fim do horário de verão", disse na época.

O adiantamento dos relógios em uma hora era aplicado nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. Este período do ano costumava ser entre outubro e fevereiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias