Riedel cumpre acordo com PT e nomeia indicado do partido para comandar a Agraer
Servidor de carreira, Washington Willeman de Souza é presidente do sindicato dos trabalhadores da agência
Foi nomeado nesta quinta-feira (19) o novo diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman de Souza. A publicação saiu no DOE (Diário Oficial do Estado) e consolida o apoio político do PT ao governador Eduardo Riedel (PSDB).
O engenheiro agrimensor é servidor de carreira da agência, presidente do Sinterpa (Sindicato dos trabalhadores em instituições de extensão rural, pesquisa, assistência técnica, servidores agropecuários e afins de Mato Grosso do Sul) no triênio 2020/2023 e foi o nome indicado pelos petistas para assumir a função, em troca de um governo de coalizão.
“Uma grande figura, uma pessoa muito importante e nós indicamos o nome dele para assumir a Agraer”, confirmou o deputado estadual eleito José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Ele participou ativamente da articulação do partido para fazer uma aliança no Estado com os tucanos.
Nesta manhã, o novo diretor-presidente está em reunião com André Nogueira Borges, que comandava os trabalhos da agência desde novembro de 2017. O encontro serve para passar os encaminhados dos trabalhos realizadas pelo órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Currículo - Washington Willeman é natural de Itaporã-MS, tem 54 anos e possui formação superior em Engenharia de Agrimensura pelo Centro de Ensino Superior Plínio Mendes dos Santos (1994).
Ingressou na Agraer em 24 de janeiro de 1994 como assessor técnico e foi aprovado em concurso público para o cargo efetivo como gestor de desenvolvimento rural - engenheiro agrimensor, em 14 de setembro de 1998.
Desempenhou funções de destaque, entre elas a de Gerente de Regularização Fundiária da Agraer, entre 2003 e 2006. Posteriormente foi cedido para atuar como chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária da Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, no período de 2008 a 2011.