Riedel e Tereza Cristina participam de Movimento Norte Forte MS 2030
União de prefeituras da região ajuda na políticas de interesse público e regional
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, participaram da segunda agenda conjunta durante este fim de semana. Hoje (07) os dois participaram do Movimento Norte Forte MS 2030 - Fórum de Desenvolvimento Norte Forte MS, no Sindicato Rural de Coxim, a 260 km da Capital.
O encontro serviu de encerramento do programa LIDER Norte, uma iniciativa do Sebrae que acompanhou os líderes da região, e além disso, apresenta o novo momento do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), que agora irá protagonizar as ações de desenvolvimento sustentável para a região.
O secretário Riedel destacou a importância da união e maturidade das prefeituras que integram o grupo. "O Cointa se estruturou com a união dos prefeitos e com isso as empresas estão vindo. Essa união dá segurança e dá condições das empresas virem. A estruturação que o Estado faz junto com os municípios gera o resultado que estamos vendo. A região norte está se desenvolvendo e induzido a tirar o estigma de que não vai para frente", destacou.
O consórcio tem facilitado a administração pública dos municípios que o integram. Por meio de registro de preço conseguem otimizar custos para investir em áreas prioritárias e facilitam na prestação de contas.
O programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional é uma iniciativa do Sebrae que visa preparar lideranças dos setores público, privado e do terceiro setor – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos do Comércio, Serviços, Indústria, Agronegócios, universidades, e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir no desenvolvimento econômico sustentável.
O programa LIDER Norte resultou na criação de uma governança regional articulada, representada pelo Movimento Norte Forte MS 2030. Juntos, eles formulam, de forma empreendedora e participativa, políticas de interesse público e regional.O evento foi encerrado com a palestra da ministra que tratou sobre a agenda do agronegócio nos próximos anos.