ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

OAB decide criar comissão para acompanhar investigações de vendas de sentenças

A operação Ultima Ratio teve como alvo nove advogados de MS

Por Geniffer Valeriano | 24/10/2024 17:03
Agentes da Polícia Federal durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Henrique Kawaminami)
Agentes da Polícia Federal durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (24) (Foto: Henrique Kawaminami)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul) decidiu na tarde desta quinta-feira (24) criar uma comissão para acompanhar as investigações da Polícia Federal que mira vendas de sentenças. A Operação Ultima Ratio teve como alvo nove advogados de MS.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS) criou uma comissão para acompanhar as investigações da Polícia Federal sobre a venda de sentenças no estado, que culminaram na Operação "Ultima Ratio". A operação, que investiga nove advogados, incluindo filhos de desembargadores do TJMS, conselheiros do TCE e outros profissionais, resultou em 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Cuiabá, Brasília e São Paulo. A comissão da OAB/MS acompanhará as apurações do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Ética da OAB/MS aguardará informações sobre os profissionais citados para apuração ética.

Durante esta manhã, a Polícia Federal cumpriu 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e São Paulo (SP). Dentre os investigados há desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e advogados.

Conforme divulgado pela ordem, a comissão será composta pelos conselheiros estaduais: Ana Maria Medeiros como Presidente, Bruno Azambuja e Gustavo Gottardi. O trio será responsável por acompanhar as apurações do Superior Tribunal de Justiça.

Ao todo, são investigados nove advogados, que dividem sete escritórios de advocacia em Campo Grande. A maioria dos investigados são filhos dos desembargadores afastados. São investigados Rodrigo e Renata Pimentel (filhos Sideni Pimentel),  Marcus Vinícius Machado Abreu e Ana Carolina Abreu (Filhos de Vladimir Abreu), além de Camila Bastos Batoni (filha de Alexandre Bastos) vice-presidente da OAB.

Na lista também estão os advogados Felix Cunha e Everton Barcellos de Souza e Divoncir Schreiner Maran Junior, filho do desembargador, já afastado anteriormente, Divoncir Schreiner Maran. Fábio Castro Leandro, filho do desembargador aposentado Paschoal Leandro, também integra a lista, mas o pai não aparece entre os suspeitos.

“O Tribunal de Ética da OAB/MS aguardará o recebimento das informações acerca dos profissionais citados para a devida apuração. A OAB/MS reafirma seu compromisso com a transparência, ética e combate a corrupção, sempre na estrita obediência dos principados da legalidade, contraditório e ampla defesa”, encerra a nota.

Entenda - O STJ ainda deferiu o pedido de afastamento dos sigilos bancário e fiscal de investigados, além de determinar o afastamento das funções e o monitoramento por tornozeleira eletrônica dos desembargadores: Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Marcos José de Brito Rodrigues, Sérgio Fernandes Martins e Sideni Soncini Pimentel.

A ação levou o nome de “Ultima Ratio”, expressão do latim traduzida literalmente como "[a força é] o último argumento dos reis" e que significa que esgotados todos os argumentos razoáveis num debate, impõe-se o uso da força.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo é "investigar possíveis crimes de corrupção em vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também