ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Para reduzir queimadas urbanas, Capital adota intercâmbio de entidades

Órgãos irão se juntar para trocar informações sobre atendimento durante campanha contra incêndios

Gustavo Bonotto | 10/07/2023 23:43
Para reduzir queimadas urbanas, Capital adota intercâmbio de entidades
Bombeiro combatendo fogo na Rua Cayová. (Foto: Juliano Almeida/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), lançou a campanha "Agosto Alaranjado: Diga Não às Queimadas Urbanas", que une 17 pastas e entidades para planejamento de ações conjuntas voltadas à prevenção de riscos e combate aos focos de incêndio, em evento híbrido realizado na noite desta segunda-feira (10).

A apresentação da campanha, que durou cerca de 30 minutos, foi aberta pelo major Pedro Centurião, coordenador municipal da Defesa Civil da Capital. "Nesse período do ano, de junho a setembro caracterizado pela estiagem, temos muitos problemas relacionados a fogo em pastagens e áreas verdes. Além do problema ambiental, temos um problema de saúde, que faz necessário um trabalho amplo para atender a sociedade".

“Estamos constantemente sensibilizando a população sobre as consequências das queimadas e, orientando para que utilizem os canais de denúncias divulgados durante a Campanha. Todos precisam entender os impactos das queimadas na sociedade em geral e contribuir como agentes multiplicadores da informação”, pontua uma das coordenadoras do Comif (Comitê de Coordenação Gerencial das Instituições Financeiras Públicas Federais), a engenheira ambiental Letícia Urano.

Para reduzir queimadas urbanas, Capital adota intercâmbio de entidades
Representantes da campanha durante plenária realizada de forma híbrida. (Foto: Reprodução)

Representante da GCM (Guarda Civil Metropolitana), Sebastião pontuou que, apenas em 2023, 769 rondas já foram realizadas em áreas de descartes irregular e mais de 1,5 mil rondas em praças e terrenos baldios, realizadas de manhã e à tarde, acompanhados de equipes da Prefeitura.

"Hoje, a GCM não tem o poder de fazer atuação e notificação, depende da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Quando somos notificados, encaminhamos o infrator para o descarte correto no Ecoponto ou para uma delegacia se o delito resultar em incêndio", explicou.

Como denunciar - Para realizar a denúncia da queimada urbana sem flagrante, o cidadão tem disponível a central telefônica 156, o canal digital www.fala.campogrande.ms.gov.br ou o aplicativo Fala Campo Grande.

Já em casos de queimada urbana com flagrante, o cidadão pode realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando assim a Guarda Civil Municipal, com atendimento 24 horas disponível.

Em áreas rurais, as denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24 horas.

Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar no 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, também com atendimento 24 horas.

Para reduzir queimadas urbanas, Capital adota intercâmbio de entidades
Arte com telefones de contato para acionar a ajuda e notificação. (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias