Taioba: aprenda a identificar e consumir essa Panc
Esta planta comestível tem sabor parecido com a couve e o espinafre
A taioba (xanthosoma taioba) é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional) comum em muitos quintais. É uma planta nativa de fácil cultivo e reprodução. Mas para ser consumida, a verdadeira taioba precisa de correta identificação.
Por ser uma planta bastante parecida com outras espécies é preciso olhar atento para identificá-la corretamente. Uma observação mais rigorosa nas folhas já é possível ter a certeza de que se trata dessa planta comestível deliciosa, com sabor parecido com a couve e o espinafre. Ela é rica em cálcio, ferro e proteínas, além da clorofila.
Como posso identificar?
- As folhas tem coloração uniforme em formato de coração;
- Ela cresce com as folhas apontando para baixo;
- Tem uma linha circulando toda a borda da folha;
- As nervuras do centro da folha tem tom amarelado;
- Não é trepadeira e não dá flores coloridas.
Como cultivar?
A taioba gosta de ambientes bem úmidos e sombreados. Ela solta vários brotos que podem ser replantadas. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é a época em que ela mais fica viçosa em função das chuvas. Já no período da seca ela pode ficar sem folhas rebrotando no período chuvoso.
Como consumir?
A taioba não pode ser consumida crua, pois ela dá a sensação de coceira na garganta. Ela é rica em ácido oxálico nas folhas, por isso precisa ser refogada. Ela pode ser consumida em refogados, tortas e panquecas. Os talos podem ser consumidos fritos e empanados.
Confira a galeria de imagens:
(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.