Após três anos de interinos, Bolsonaro nomeia novo reitor da UFGD
Jones Dari Goettert foi o segundo colocado da lista tríplice formada em 2019
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nomeou o professor Jones Dari Goettert como reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (23) do DOU (Diário Oficial da União).
Professor do curso de Geografia, Dari foi o segundo colocado na lista tríplice formada pelo Colégio Eleitoral em 2019. Ele não participou do pleito direto, mas tomou parte do processo promovido pelo colégio que formou a lista tríplice.
Como o Campo Grande News noticiou, apoiadores do presidente pressionaram para que o primeiro colocado da lista, Etienne Biasotto, não fosse nomeado, já que o professor do curso de Engenharia Civil é filiado ao PT. Há dois anos, assumiu Mirlene Damázio como reitora pro tempore. A indicação gerou protestos de alunos, funcionários e professores. No ano passado, Mirlene deu lugar a Lino Sanabria.
Dari foi nomeado para cumprir mandato de quatro anos, apesar do atual termo se encerrar em 2023.
A reportagem procurou o professor mais votado para o cargo de reitor, Etienne Biasotto, para comentar a nomeação, mas não obteve resposta. Também não obtivemos contato com Dari. O espaço segue aberto.