ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Último dia do Enem divide opiniões sobre a prova e teve até portão reaberto

Sobre o conteúdo, alguns candidatos comentaram que houve “pegadinhas” no exame

Por Lucia Morel e Alison Silva | 12/11/2023 18:20
Candidato segurando exemplar da prova de hoje do Enem. (Foto: Paulo Francis)
Candidato segurando exemplar da prova de hoje do Enem. (Foto: Paulo Francis)

O encerramento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 dividiu opiniões dos candidatos sobre a dificuldade da prova. Houve quem dissesse que o exame foi mais difícil hoje que na semana passada e quem avaliasse que ambos foram difíceis. Sobre o conteúdo, alguns comentaram que houve “pegadinhas”. O Campo Grande News acompanhou a saída dos estudantes que fizeram a prova na Uniderp.

Andressa França, 18 comentou que o conteúdo de Matemática questionou sobre a mair exposição de indígenas ao vírus da gripe H1N1 e que teve muito cálculo. Em ciências da natureza houve questão sobre a covid-19, sobre qual o efeito da vacina com RNA mensageiro no corpo. “A prova de ciências da natureza estava mais difícil que a de matemática”, comentou.

Para Victor Hugo Rosa, de 23 anos, a prova da semana passada foi mais extensa e cansativa. Mas segundo ele, hoje, “foi mais de boa”. “Tiveram algumas pegadinhas, comentando sobre como indígenas faziam contagem e sobre dieta. Foi mais para interpretar”, avaliou.

Por fim, Giovana Selasco, 17, também classificou a prova de hoje mais fácil que semana passada e lembrou de tumulto que marcou o começo da prova, antes das 12h, quando os portões fecharam faltando 4 minutos para o encerramento do prazo de chegada. “Fecharam o portão antes do tempo, mas que abriram depois, então deu tudo certo pelo jeito”.

Em nota, a Uniderp informou que apenas cede o espaço para a realização do Exame, já o Inep - responsável pela aplicação, não comentou o caso.

Nacional – A matemática financeira e a influência dos hormônios no período de TPM (tensão pré-menstrual) também foram assuntos tratados na prova. Uma das questões também tratou do uso de um inseticida agrícola, que seria responsável pela contaminação do meio ambiente e da população local.

As questões de matemática tiveram bastante ênfase em conceitos de matemática financeira, abordando juros e investimentos. Também havia uma pergunta que envolvia o uso de aplicativos de transporte e de entrega de comida.

Em biologia, as questões abordaram o princípio da elaboração da vacina da Covid-19, como se dá a transmissão de leishmaniose, síndrome de Down e como os hormônios atuam no corpo provocando o período conhecido como TPM. Em física, uma das questões trouxe uma tirinha da Turma da Mônica para abordar conceitos de ondulatória.

Nos siga no Google Notícias